A1301
Este sensor é semelhante ao que eu já usei antes (aqui, aqui e aqui), fornecendo uma saída analógica proporcional ao campo magnético. Pode ser alimentado por tensões entre 4 e 5 Volts.
A1203
Este é um sensor do tipo "latching bipolar switch" (o datasheet possui uma boa explicação dos tipos). A saída muda ao detectar uma mudança de polaridade magnética. A saída é um "open drain" NMOS: quando ligada ela conduz corrente para terra (até 25mA), quando desligada a saída está aberta. É um comportamento parecido com o que vimos com o sensor US1881 (aqui e aqui). Este sensor possui um regulador interno e pode ser alimentado com tensões entre 3,8 e 14V.
A1120
Este modelo é do tipo "unipolar switch". A detecção de um polo negativo liga a saída e a sua ausência desliga a saída. A saída é um "open drain" NMOS: quando ligada ela conduz corrente para terra (até 25mA), quando desligada a saída está aberta. Este sensor também possui um regulador interno, podendo ser alimentado por tensões de 3,0 a 24V.
Qual Utilizar?
Cada um deles é voltado para um tipo de aplicação.
O A1301 requer um circuito externo (um comparador ou microcontrolador) para fazer algo conforme a variação do campo magnético. Isto permite maior flexibilidade ao custo de uma maior complexidade de circuito ou software.
O A1203 tem a vantagem de ser latch: a saída é mantida inalterada mesmo que não seja detectado um campo magnético.
O A1120 é semelhante, porém o seu acionamento requer a presença do campo "negativo". Uma vantagem adicional é o funcionamento com apenas 3V.
O vídeo abaixo mostra os três sensores em funcionamento:
3 comentários:
Muito instrutivo seu vídeo! Parabéns!
Daniel, estou a procura desse a1120, porém necessito urgente, você saberia me informar outro que trabalhe de forma semelhante? ou algum fornecedor aqui no brasil?
Lucas, infelizmente não. Desde a saída da Farnell não encontrei uma loja no Brasil com variedade semelhante. Se preço não for problema, a Mouser e a Digikey enviam com rapidez para o Brasil, mas o frete é caro (só trabalham com couriers tipo Fedex) e o imposto recai sobre frete+produto.
Postar um comentário