terça-feira, junho 18, 2013

Avaliação: Freaduino Pro 328

Procurando um Arduino Pro Mini para substituir o que estou usando na minha trena eletrônica, encontrei na Deal Extreme um item denominado "New Version Pro Mini Atmega328P Microcontroller Board - White". Baseado no preço baixo e na aparência diferente, resolvi comprar.



A primeira surpresa (agradável) foi que o item veio em uma bela caixinha:



Diferente também de muitos itens vendidos na Deal Extreme, caixa e placa possuem o nome da empresa fabricante. A página sobre o produto no site da empresa não é perfeita mas é bem razoável.

O layout da placa é diferente do Arduino Pro Mini da Sparkfun e do "compatível" que eu examinei anteriormente. A pinagem das três placas é igual, exceto na conexão dos sinais de comunicação, que é ligeiramente diferente na placa que examinei antes. Uma das vantagens do Freaduino em relação à placa "sem nome" é que a indicação dos sinais nos pinos é muito melhor.



Da mesma forma que a Sparkfun, a ElecFreaks fornece a placa com nenhum conector soldado. Para quem quiser usar a placa em protoboard eu recomendo providenciar um conector 90o para os sinais de comunicação.

Em testes rápidos (leia-se carregar e rodar o exemplo Blink) a placa funcionou direitinho.

Veredito: a Freaduino Pro 328 é uma boa opção, oferecendo um produto compatível e de qualidade a um bom preço.

2 comentários:

Tomas Nunqueira Saber disse...

Normalmente os produtos do Deal Extreme são Fakes. Eu tenho um Arduino Uno R3 que é praticamente idêntico ao original italiano. Escutei dizer inclusive que o pessoal do Arduino orginal nunca aprovou esse arduino Fake do DX, tanto é que o que comprei não vende mais, agora tem um com o logo do Deal Extreme. Faz sentido!

Só para constar, mesmo o arduino que comprei sendo Ching-ling, não há o que se preocupar, pois o importante é que os componentes que compoem o Arduino sejam verdadeiros. Nisso, é difícil ser Fake. Ainda não chegamos nesse nível, falsificar microcontroladores, hehehe.

Abraço

Daniel Quadros disse...

Tomas, o projeto do Arduino é um exemplo de Open Hardware, pode ser produzido e vendido por quem quiser. O que não pode é usar o nome Arduino sem licenciá-lo (é marca registrada) ou dar a entender que ele foi produzido em outro lugar. A Deal Extreme tinha uns Arduinos falsificados (inclusive com o mapa da Itália no verso), mas aos poucos vem se acertando. Este Freaduino parece ser um produto sério.

Por outro lado, existem sim preocupações com produtos feitos por fabricantes inescrupulosos, por exemplo usar componentes fora das especificações ou não ter controle de qualidade.