quinta-feira, junho 06, 2013

Painel de Controle Microcontrolado: Montagem

Acho que esta montagem foi uma das melhores que já fiz, no que diz respeito à aparência externa. Aproveitei e fiz um vídeo "timelapse" da soldagem da placa.



O ponto de partida para a montagem foi uma caixa padrão de plástico. A tampa foi substituída por uma de acrílico transparente. As legendas foram impressas em papel vegetal, em uma impressora laser.


Usei uma placa padrão (do tipo "ilha") para soldar os componentes. A interligação foi feita com fios wire-wrap soldados. Este tipo de montagem requer um pouco de paciência e o resultado final não é totalmente robusto, mas no momento está além da minha capacidade projetar placas específicas. Usei soquete apenas para o microcontrolador, o resto foi soldado direto na placa (inclusive o 74HC595 e o display de barras).

O vídeo abaixo foi feito colocando a câmera em um tripé e usando um cabo para disparar manualmente as fotos (portanto o intervalo entre as fotos não é constante). A conversão das fotos em vídeo foi feita grosseiramente usando o Windows Movie Maker, o vídeo foi recodificado com o Avidemux, acrescentando a música de fundo e a marca d'água. O vídeo não incluí as correções feitas durante os testes nem a troca dos LEDs vermelhos difusos (que apresentaram luminosidade muito baixa).



Na parte final veremos os testes e o firmware.

Nenhum comentário: