quinta-feira, junho 20, 2013

Construindo um Intervalômetro - Parte 1

Um assunto que tem me interessado é a fotografia  time-lapsed. Fiz recentemente uma pequena brincadeira, disparando manualmente uma câmera durante a montagem do meu painel de controle microcontrolado. A minha câmera, como muitas, possui recursos muito pobres para disparo automático. A solução é usar um dispositivo externo para disparar periodicamente a máquina, o chamado intervalômetro.

Encontrei na internet muitos projetos para montagem de intervalômetros (ver no final). Como nenhum deles se encaixou bem no que eu queria, resolvi projetar um.

As câmeras DSLR costumam ter um conector para permitir o disparo por um dispositivo externo, por exemplo um simples cabo de extensão. Isto é feito de forma muito simples: basta fazer o contato entre dois sinais. Para maior flexibilidade, usa-se sinais diferentes para o disparo (shutter release, pressão completa do botão) e para apenas focar (half press - apertar o botão até o meio do caminho). O desenho abaixo mostra o conector usado pela Canon.



O intervalômetro precisa apenas fechar periodicamente os contatos. No meu caso,fecharei apenas o contato de disparo. Isto poderia ser feito com um 555, mas vou usar um microcontrolador para ter mais flexibilidade.

Existem várias opções para ter um contato controlado por um microcontrolador, mas eu optei por usar um acoplador ótico, pois é pequeno, tem baixo consumo e garante o isolamento entre o meu circuito e  a câmera. Um acoplador ótico consiste em um LED e um fototransistor (não muito diferente dos componentes discretos que já vimos por aqui), encapsulados em um circuito integrado. Passando uma corrente pelo LED, ele emite luz, que faz o transistor conduzir, fechando o contato. O modelo que eu usei foi o 4N25:

Para controlar o tempo, resolvi usar um potenciômetro ligado a uma entrada analógica do microcontrolador. Uma das minhas preocupações no projeto é ter um consumo baixo, para ter uma boa autonomia com pilhas ou bateria. Por este motivo, o potenciômetro tem uma das pontas ligada à terra e outra ligada a uma saída do microcontrolador. Colocando a saída em nível zero, a corrente no potenciômetro será praticamente zero. Para ler o potenciômetro este pino precisará ser colocado em nível um.

Completando o hardware, coloquei um LED para indicar o disparo. Vou piscar o LED um pouco antes de disparar a foto, para dar tempo de tirar a mão da frente ou dar um sorriso.

Os requisitos do microcontrolador são, portanto, uma entrada analógica e três saídas digitais (disparo, LED e potenciômetro). Meu primeiro impulso foi usar um dos microcontroladores de 8 pinos que eu tenho aqui (o ATtiny85 e o PIC12F675). Entretanto, como vou tentar reduzir o consumo, resolvi usar um MSP430G2231 (como o que vem na Launchpad da Texas).

Apesar de não precisar de muita precisão nas temporizações, utilizei um cristal de 32KHz no MSP430 já que as outras opções de clock que ele fornece são o DCO (que aumenta muito o consumo se for usado o tempo todo) e o VLOCLK (que tem uma variação muito grande, de 4 a 20 KHz).

Calculando os resistores dos LEDs conforme as respectivas especificações, cheguei ao seguinte circuito:



Links

Alguns projetos de intervalômetro:

http://openmoco.org/arduino/arduino-intervalometer-basics
http://www.instructables.com/id/Intervalometer-for-Canon-and-Nikon-cameras/
http://www.instructables.com/id/Intervalometer/
http://www.diyphotography.net/the-smallest-intervalometer-in-the-world
http://cms.diodenring.de/electronic/microcontroller/82-intervalltimerv2


Uma alternativa para certas câmeras Canon é instalar um software adicional na própria câmera, o CHDK, e implementar o intervalômetro através de um script.

Outra alternativa é conectar a câmera a um PC através da conexão USB e usar o libgphoto2 para controlar a câmera.Esta opção permite não somente tirar fotos, mas também controlar vários recursos da câmera.

Nenhum comentário: