sexta-feira, maio 31, 2013

Construindo uma Trena Eletrônica

Por brincadeira resolvi juntar algumas coisas que apresentei no blog para construir uma "trena eletrônica", capaz de medir pequenas distâncias.



Os principais componentes utilizados na montagem já foram examinados em outros posts:
O circuito não é muito complicado. seria ainda mais simples se eu ignorasse as especificações e trabalhasse com o display a 5V. Como sou detalhista, coloquei divisores resistivos entre o Arduino e o display e usei um zener de 3.6V para gerar a alimentação do display. A geração dos 5V a partir da bateria de 9V é feita pelo regulador no Arduino.



O Arduino, o sensor de temperatura e os componentes discretos foram montados em uma plaquinha:




Como "gabinete" eu usei uma caixa plástica de fita DAT.



O sensor de temperatura é usado para calcular a velocidade do som, usando uma fórmula  apresentada na Wikipedia:

v = 331.3 + 0,606 t

onde v é a velocidade do som (em m/s) e t a temperatura (em graus centígrados) .


Embora tenha funcionado razoavelmente, as limitações do sensor ultrassônico e a minha montagem grosseira limitam a praticidade da trena. O posicionamento do sensor de temperatura não é dos melhores, ao mudar de ambiente ele demora indicar a nova temperatura. Não sei exatamente porque (desconfio da montagem), mas a comunicação entre o Arduino e o display não ficou muito confiável. Para minimizar os problemas, reduzi a velocidade de comunicação.

O programa para o Arduino (não muito elegante) está nos arquivos do blog, em Trena.zip.

10/08/14: Corrigidos os valores dos resistores dos divisores nos sinais do display (estavam trocados).

2 comentários:

weissenberg disse...

Olá! Eu comprei um módulo desse mesmo modelo mas, por algum motivo, não consigo obter leituras maiores que 4 cm. Você teria alguma ideia do que poderia estar acontecendo?

Daniel Quadros disse...

Dê uma olhada em http://dqsoft.blogspot.com.br/2013/04/sensor-ultrassonico-hc-sr04-parte-1.html e http://dqsoft.blogspot.com.br/2013/05/sensor-ultrassonico-hc-sr04-parte-2.html e confira se você está acionando corretamente o sensor. Verifique que não tem nada próximo que possa estar causando um reflexão do sinal e que o seu "alvo" não é pequeno demais.