domingo, maio 05, 2013

Resenha: Farming Fear

Este é mais um livro "recente" (2004) dos Hardy Boys. A primeira vez que ouvi falar nele foi anos atrás, pesquisando na Amazon. Uma crítica dizia que o livro lembrava as histórias originais, em particular a minha favorita (O Mistério da Ilha da Cabana). Foi para a "wish list", mas quando finalmente fui comprar estava esgotado. Felizmente, os livros dos Hardy Boys estão aparacendo para o Kindle, e finalmente pude comprar e ler.


A história obtém o aspecto mais "antigo" ao usar como cenário uma fazenda no arredores de Bayport (a cidade fictícia onde os Hardys vivem), onde coisas estranhas estão acontecendo. A fazenda é dos avós de Chet, o tradicional companheiro de aventuras deles. Há concessões aos tempos modernos, como a referência a celulares (convenientemente sem sinal na fazenda). A história se passa no inverno, o que dá uma certa semelhança com  "O Mistério da Ilha da Cabana", mas não conseguiu reviver as emoções das primeiras histórias da série.

Além de Chet, acompanha os Hardys a irmã dele (Iola). Mantendo a tradição das personagens femininas nas demais histórias, ela é bem apagada. O próprio Chet tem participação mínima.

O que mais me chamou a atenção na história foi a quantidade de vezes em que os Hardys correm explícito risco de vida, algo não corriqueiro na série. Como mistério o livro é fraco, na maior parte do tempo os Hardys não tem ideia de quem são os culpados ou o que desejam, não tomam a iniciativa nunca nem obtem pistas. O que não impede Frank de "resolver" o mistério quando capturam o bandido por pura sorte.

Veredito

Para fãs dos Hardy Boys.


Se você quiser conhecer os Hardy Boys, leia um livro da série original (de preferência um dos primeiros dezessete). Se preferir algo mais moderno, achei "The Dangerous Transmission" e "In Plane Sight" substancialmente melhores.

Nenhum comentário: