domingo, janeiro 27, 2013

Resenha: The Phantom - The complete newspaper dailies Vol 4

As republicações das primeiras histórias do Fantasma está fazendo sucesso - os três primeiros volumes estão esgotados na Amazon e cópias novas e usadas estão sendo negociadas a preços abusivos. Resenho aqui o quarto volume, que traz tirinhas de 1940 a 1943.




Diana Aviatrix Lost

A premissa não soa muito original: Diana desaparece em uma floresta (da América Central), quando o avião onde está sofre uma pane, e o Fantasma vai procurá-la.


A história se alonga bem mais que se poderia supor, com o Fantasma descobrindo uma intriga internacional e encerrando com uma longa perseguição ao bandido. O brilho de toda a história está na personalidade do Fantasma, que mistura o seu ar cínico e suas piadas com a luta incessante contra os bandidos. De quebra, ele ainda consegue a idolatria dos nativos locais, que comanda na batalha mesmo sem falar a língua deles.

The Phantom's Treasure

Mais um item se junta ao mito do Fantasma: o seu imenso tesouro, repleto de artefatos históricos.


Mais uma história com uma longa e agitada perseguição e onde o apoio dos nativos é fundamental.

The Phantom Goes To War

O Fantasma vai à guerra! Os japoneses invadem Bengala e o Fantasma precisa segurar a ofensiva até a chegada das tropas aliadas.


Esta é uma história que li quando criança e ficou marcada na minha memória, particularmente a vilania do tenente Kuraki.É um Fantasma menos piedoso - "This is war", ele explica quando conta para Diana o destino do vilão.



Um outro efeito da guerra foi a mudança do desenhista - Ray Moore foi substituído por Wilson McCoy. Infelizmente não há nenhuma indicação exata da data em que isto ocorreu.

Veredito

Recomendado.

A qualidade da impressão é muito boa. Só senti falta de um pouco mais de material extra; o livro tem apenas uma introdução escrita por Billy Zane (que encarnou o Fantasma no cinema).

Nenhum comentário: