terça-feira, janeiro 08, 2013

Resoluções de Ano Novo - Edição 2013

Retomando uma tradição interrompida deste blog, segue um balanço das resoluções anteriores (de 2010) e um novo conjunto de resoluções para este novo ano.

O Balanço

Apesar dos três anos que se passaram, as resoluções anteriores continuam pertinentes. Consegui avançar em alguns itens, mas ainda falta muito:
  • Melhorar o foco:  Continuo muito dispersivo, facilmente interrompo uma coisa para começar outra.
  • Achar um jeito de praticar alguma atividade física. Após um pequeno episódio de pressão alta, comecei a tentar isto mais seriamente. Cheguei a me tornar um "andador ocasional", me aproximando da média de uma caminhada (de verdade) por semana, mas no final do ano voltei ao sedentarismo,
  • Melhorar as ferramentas no trabalho: Temos um  sistema de controle de versões funcionando e contamos com algumas bibliotecas legais, mas poderíamos usar muito mais coisa.
  • Tentar fazer um "projeto maravilhoso" por trimestre: Para quem não olhou as resoluções passadas, me refiro àquelas ideias incríveis que surgem quando estou longe do micro. Algumas delas saíram do papel, mas nem todas foram concluídas. Estranhamente, os projetos exclusivamente de software são os que não andam.
  • Publicar o segundo blog: Continua parado.
  • Estudar o material que eu andei comprando para me preparar para o Google Code Jam. Os livros continuam tomando poeira e no ano passado eu nem me animei a participar do Code Jam.
  • Manter o ritmo do blog:  Estou muito satisfeito com o ritmo do blog nos últimos anos e confiante que vou conseguir mantê-lo.

As Novas Resoluções
  • Melhorar o meu foco e tentar fazer menos coisas ao mesmo tempo: Isto inclui parar de comprar novos "brinquedos" e livros até reduzir de forma significativa o meu backlog.
  • Acertar o ritmo e reduzir o stress no trabalho: Olhando as resoluções do passado, eu me preocupava muito com o excesso de trabalho. Ano passado em alguns momentos eu me senti no outro extremo: com falta de ânimo para trabalhar e me dispersando facilmente. Mas continuo me estressando muito fácil.
  • Praticar regularmente uma atividade física: A recomendação médica é caminhar pelo menos três vezes por semana.
  • Concluir os meus "projetos maravilhosos" interrompidos e fazer até o fim alguns novos: A meta (ambiciosa) é concluir os antigos até a metade do ano e fazer pelo menos uns três projetos novos.
  • Lançar o meu segundo blog (que não vai ter nada a ver com tecnologia): Pretendo publicar em um ritmo lento, um ou dois posts por mês.
  • Abandonar o vício do Spider: Virou vício sentar no micro em casa e, na falta de ânimo para começar algo maior, jogar uma partida de Spider. E outra. E outra. O curioso é que isto é só no meu desktop de casa, em outros micros não dá vontade nenhuma.

Nenhum comentário: