quinta-feira, janeiro 10, 2013

Leitor RFID YET-125K: Teste inicial

Neste post vamos colocar para funcionar o nosso leitor de RFID e testá-lo com alguns tags.



A documentação existente (tanto no site da Tato como na internet) é bastante precária. A mesma placa pode ser usada de diferentes formas, provavelmente por troca do firmware. O modelo fornecido pela Tato utiliza comunicação serial, sendo necessárias apenas três conexões (alimentação, terra e dados):

A comunicação é serial assíncrona, em nível TTL (0 corresponde a 0V, 1 corresponde a 5V), no formato 8N1 (8 bits de dados, 1 stop bits, sem paridade) com a velocidade de 9600 bps. Ao detectar um tag, o leitor envia uma única mensagem. Nenhuma mensagem é enviada enquanto o tag permanecer no alcance de leitura; para "ler" novamente o mesmo tag é necessário afastá-lo e reaproximá-lo.O formato da mensagem é o seguinte:


Os códigos 02 (STX) e 03 (ETX) marcam o início e fim da mensagem. Os oito bytes entre eles são a identificação do tag, em ASCII. A descrição não é clara sobre o formato desta identificação. Para suportar os 32 bits teóricos, esta identificação deveria estar em hexadecimal. Nos testes que fiz o valor foi sempre numérico, o que pode ser uma infeliz (e improvável) coincidência.

Para conectar o leitor a um micro usei um conversor serial USB/TTL. No meu caso, as conexões ficaram assim:

A montagem completa, com a antena que é vem junto com o leitor, fica assim:



Ligado o adaptador ao PC, é criada uma porta serial. Para verificar as mensagens precisamos de um software qualquer de comunicação; no meu caso usei o Hyperterminal configurado para 9600, 8N1, emulação de TTY. A figura abaixo mostra as mensagens correspondentes à leitura de alguns tags:


Os "desenhos" correspondem aos caracteres de controle (lembrança do gerador de caracteres das placas de vídeo do PC IBM original). A carinha é o STX e o coração o ETX.

No próximo post vamos conectar o leitor a um microcontrolador.


2 comentários:

Guilherme disse...

Muito legal. Eu tinha este sensor e estava com dificuldade de achar qual modelo e o que ele era. Achei este blog depois de muita pesquisa. Obrigado por compartilhar as informações. Vai ser muito útil.

Daniel Quadros disse...

Guilherme, que bom! Não sei se você viu, mas tem mais posts sobre RFId no blog. Em particular em https://dqsoft.blogspot.com/2014/03/mais-um-leitor-de-rfid-125khz-pulseiras.html eu finalmente descobri o que é o número que o leitor envia.