segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Mais uma Variante do Arduino que Você Pode Montar em Casa

A Metaboard é um projeto do Metalab (famoso hackerspace de Viena) que eu conheci com bastante atraso (é de 2010) mas bastante interessante. Baseado no ATmega168 (mas trivialmente atualizável para o ATmega328 usado no Arduino Uno), é um hardware bastante simples, com capacidade de carga de programa pela USB diretamente da IDE, quase totalmente compatível com o Arduino.



Neste primeiro post vou apenas comentar as informações disponíveis no site do projeto. Em breve pretendo apresentar a minha montagem e comentar sobre os resultados obtidos.

O grande destaque deste projeto é a conexão ao PC via USB. Mais uma vez, o projeto V-USB é utilizado para implementar o protocolo USB diretamente no ATmega. Do ponto de vista de hardware, bastam apenas alguns resistores e dois diodos zener de 3.6V (como já vimos anteriormente).O firmware emula um gravador USBasp, suportado pelo avrdude. Desta forma se obtêm uma forma simples e barata de permitir a carga de aplicações via USB.

Nem tudo é perfeito. Em primeiro lugar, o bootloader resultante é bem maior (2K) que o usado no Arduino UNO (espremido em 0,5K). A operação fica mais complicada, pois não existe o recurso de auto reset;  é necessário mudar um jumper e dar manualmente o reset para ativar o bootloader. Talvez mais crítico, a comunicação via USB fica restrita à carga de programas, se você usar as funções de comunicação serial os dados não chegarão ao PC (sendo mais preciso, a comunicação via USB usa pinos diferentes; a comunicação serial via UART vai usar os pinos Rx e Tx que estão desconectados na Metaboard). Por último, é preciso editar manualmente alguns arquivos de configuração da IDE do Arduino para fazer a carga de programa funcionar.

Com relação ao resto do projeto, o circuito de alimentação é mais simples, utilizando um jumper para selecionar alimentação via USB ou fonte externa.

O Metalab disponibiliza o projeto de uma placa de circuito impresso face simples. Neste projeto foi "corrigido" o espaçamento irregular dos conectores do Arduino. Embora o resultado seja mais prático para quem vá construir shields usando placas com espaçamento padrão, ele é incompatível com os shields padrão do Arduino.

Apesar destas peculiaridades, a Metaboard é um ponto de partida interessante para quem quiser montar um Arduino na protoboard ou montar um hardware próprio com boa compatibilidade com o Arduino e carga de programas pela USB.

Nenhum comentário: