quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Crítica: Sherlock Holmes - Noite Tenebrosa

Presenteie o meu pai com alguns DVDs com filmes antigos de Sherlock Holmes, colorizados. Analiso aqui o "Noite Tenebrosa" (Terror By Night) de 1946, que você também encontra gratuitamente (na versão original) no Internet Archive.



Noite Tenebrosa faz parte de uma série de filmes com Basil Rathbone no papel de Sherlock Holmes e Nigel Bruce no papel do Doutor Watson. A trama é bastante simples: Sherlock foi contratado para proteger um diamante durante uma viajem de trem.

A produção não é muito sofisticada. Facilita que quase todo o filme se passa dentro do trem, o que exige muito pouco em termos de cenários. As imagens externas do trem correndo nos trilhos me lembram do meu trem de brinquedo.



A história é quase que inteiramente original, embora aproveite ideias de algumas histórias de Conan Doyle. Não me chamou a atenção e carece (como a maioria dos filmes de Sherlock) dos elementos que tornam memoráveis as histórias de Conan Doyle. Sherlock Holmes pouco deduz, seu principal recurso é uma incrível onisciência. Watson trabalha em tempo integral como alívio cômico. Apesar disto, é inegável o carisma dos dois atores. Os demais personagens são intrigantes, mas infelizmente aparecem pouco e não evoluem.

O DVD trás, além do filme colorizado, a versão original b&p (restaurada) e o trailer deste filme e mais outros dois da série.

Veredito

Não é brilhante, mas diverte.

2 comentários:

Caloni disse...

Interessante. Ainda não me aventurei pelas obras do Cinema que exploram esse personagem tão intrigante (com exceção do excelente O Enigma da Pirâmide).

Se você gosta da versão original do investigador mais focado do universo, recomendo a recente série Sherlock, da BBC. São episódios com a duração de um filme, e há cerca de 3 episódios por temporada. A tentativa de situar as aventuras da dupla de investigadores nos tempos atuais não poderia ter um resultado intelectual mais ambicioso.

Está disponível na Netflix.

Caloni disse...

PS: Quando teremos a oportunidade de acompanhar os comentários do blogue por RSS? =)