quinta-feira, abril 26, 2012

PC Assembler Volume II - O eBook (grátis)


Finalmente converti o texto bruto do PC Assembler Usando o BIOS para uma versão PDF, com o texto devidamente formatado.

Escrito logo após o primeiro volume, foi baseado na minha experiência de escrever parte de um "clone" do BIOS do IBM XT (daí as referências a bugs, principalmente nas rotinas de vídeo). É um livro relativamente curto, onde as listagens de programas exemplo ocupa várias páginas.

A leitura do texto me fez lembrar a uma época que agora parece muito distante. Um dos exemplos envolve a gravação de um disquete com um boot especializado para rodar diretamente uma aplicação sem necessidade do DOS. A menção aos discos rígidos de 10 Mbytes chega a ser irônica, dado que o eBook tem um pouco mais de 7 MBytes. E o que dizer do modo gráfico de "alta resolução" - 640x200 pontos monocromático.

Tenho a impressão que vale mais como curiosidade ou nostalgia (dependendo da idade do leitor), mas aqui está para quem quiser baixar:

5 comentários:

Sony Santos disse...

Eu comprei esse livro, há muito tempo atrás; foi-me muito útil!!! Recentemente lamentei por não encontrá-lo. Obrigado por disponibilizá-lo, mas principalmente por tê-lo escrito. :)

Anônimo disse...

Lembro-me do tempo em que ter um HD era coisa para poucos. Meu primeiro PC foi um AT com 2 drives de 51/4, numa época de reserva de mercado de informática os preços eram tremendamente exorbitantes.
Outra coisa interessante com o avanço da tecnologia, foi ver aqueles poderosos computadores de 8 bits, da geração pré-PC, terem emuladores escritos para as máquinas mais novas como 386, trabalhando de forma mais eficiente que o computador original. Uma época em que era tudo muito difícil mas com certeza serviu muito para o crescimento profissional de quem viveu nela.

Anônimo disse...

Lendo o prefácio do seu livro PC Assembler, vi que você colaborava com Micro Sistemas e Microbits, bicho que saudade desta época, onde a gente ficava ansioso pela chegada da nova edição da revista nas bancas. Com Micro sistemas, aprendi muita coisa de BASIC e ASSEMBLER, lembro que tinha um curso de Z80, voltado para o TK-82, onde eu ficava madrugadas adentro enfurnado no meu TK-85 digitando os programas, mas o meu primeiro microcomputador mesmo foi o NEZ-8000, lançado pela revista Nova Eletrônica.

Simon disse...

Que legal, Daniel! Fiquei muito feliz de você ter postado a versão eletrônica aqui. Começei com um TK85 em 1983, depois migrei pro CP400 em 1985 e começei a trabalhar com PC (PC2001 da Microtec). Esse livro me ajudou muito, e ainda tenho... foi um dos companheiros de programação na década de 80... Infelizmente não consegui comprar o volume do DOS e nem consigo achar um usado pra comprar. Grande abraço.

Daniel Quadros disse...

Simon, no final de fevereiro eu comecei a converter o PC Assembler Usando DOS para eBook, só que é um trabalho longo e lento (ainda estou no começo do capítulo 4). Mas fique de olho no blog que alguma hora ele sai!