terça-feira, abril 24, 2012

Investigando o Display JY-MCU 3208

Vamos investigar um pouco mais o display JY-MCU 3208 que apresentei no post anterior, dando uma olhada nos seus dois principais componentes: o microcontrolador e o controlador do display.


Microcontrolador ATmega8

O microcontrolador usado é o meu velho conhecido ATmega8, que era utilizado nos primeiros modelos do Arduino (e que eu programei para ressuscitar um Tatuino antigo). Com 8K de Flash e 1K de Ram, suporta programas de uma complexidade média. O seu datasheet pode ser encontrado no site da Atmel.

Vamos usar o AVRDUDE para examinar os "fuses":


Os valores acima indicam que é usado o clock interno de 1MHz, que o código pode ser lido e não é usado um bootloader, o que impede o seu uso diretamente como um Arduino (que opera com clock externo de 16MHz e usa um bootloader para carga dos sketches). Você pode decodificar os fuses, por exemplo, aqui. Antes de bagunçá-lo, vamos fazer um backup do firmware original e da memória EEProm:


Controlador de Display HT1632C

O HT1632C permite controlar displays organizados com 32 linhas de 8 LEDs (o nosso caso) ou 24 linhas de 16 LEDs.Ele possui uma Ram interna para armazenar o estado dos LEDs e faz automaticamente a varredura. Abaixo o seu diagrama de blocos:



Uma interface serial de quatro fios (CS, Read, Write e Data) é usada para comandar o controlador e acessar a memória:


Um recurso adicional é o controle da luminosidade, que é feito através de PWM:



Nos arquivos do blog você encontra o datasheet do controlador (ht1632cv120.pdf).

2 comentários:

Unknown disse...

Olá,
Estava precisando de ajuda.
Preciso saber se na varredura do display do HT1632C, permanece aceso somente um led ou toda a linha ROW ao mesmo tempo, usando como base o display com todos os leds acesos.
Preciso dessa informação pois pretendo usar leds de 1W.
Se for um led por vez a coluna COM e a linha ROW vão drenar a mesma corrente.
Se a linha ROW receber informações simultâneas a corrente de COM será 32X a da ROW.

Ainda não tenho o HT1632C em mãos para fazer a medição.

Desde já agradeço a ajuda.

Claudio Fernandes

Daniel Quadros disse...

Claudio, o datasheet está nos arquivos do blog (veja o link no alto à direita). Como é típico em aplicações multiplexadas, o controlador aciona todas as linhas ROW simultaneamente, portanto a linha COM pode sim receber uma corrente de 32x a de cada LED. Cada linha ROW pode gerar até 50mA ou receber até 12mA; cada linha COM pode gerar até 45mA ou receber até 250mA (considerando os valores mínimos). Se você precisar gerar ou drenar mais corrente terá que colocar transistores externos.