sexta-feira, junho 19, 2009

Observações Curtas de Sexta

Seguem abaixo algumas observações curtas sobre notícias que li esta semana.

Windows Seven sem IE na Europa

A notícia (ameaça?) de que a Microsoft vai lançar o Windows Seven na Europa sem o IE, continua causando alvoroço. A Opera Software, principal instigadora da investigação da UE sobre o bundling do IE no Windows, continua exigindo que durante a instalação o Windows apresente um menu com várias alternativas de navegador, o que a Microsoft considera o equivalente a exigir que a Coca Cola coloque uma lata de Pepsi nos seus six-pack.

Na minha opinião a gritaria reforça a posição da Microsoft de que os usuários esperam que um sistema operacional atual venha com um browser incluso.

Links:

http://www.channelregister.co.uk/2009/06/11/microsoft_windows_ie_sku_europe/
http://www.channelregister.co.uk/2009/06/15/jcxp_calls_for_opera_browser_boycott/

Opera "Reinventa" a Web

Após anunciar que ia reinventar a Web, a Opera anunciou o Opera Unite, que é uma junção de Web Server com Web Browser. O objetivo é permitir pessoas a compartilharem conteúdo de uma forma (quase) descentralizada.

Para mim (e para o The Register) parece ser um tentativa de contra-atacar os investimentos da Microsoft e Google na "Cloud Computing". Mas não me parece uma boa idéia termos milhares de web servers espalhados na mão de usuários que não querem nem sabem gerenciá-los. Nem ter toda esta infraestrutura amarrada por servidores da Opera (responsáveis pelo roteamento, já que a maioria das máquinas executando browsers não tem um IP fixo na internet).

Vamos ver também o que a RIAA vai falar sobre a funcionalidade decompartilhar música....

Link:

http://www.theregister.co.uk/2009/06/16/opera_unite/

Dias Difíceis para os Desenvolvedores para iPhone

O Worldwide Developers Conference da Apple gerou muitas notícias, particularmente o lançamento do iPhone 3GS. Entretanto nem tudo são flores: alguns desenvolvedores não estão nada satisfeitos com o tratamento dispensado pela Apple. Nos comentários no link abaixo, uma coisa rara hoje em dia: elogios para a Microsoft

Link:

http://www.osnews.com/story/21678/WWDC_quot_A_Giant_Middle_Finger_to_iPhone_Developers_quot_

Relacionado aos Dois Itens Anteriores?

Não é bom para as formigas ficarem no caminho dos elefantes. Da mesma forma, uma empresa pequena terá problemas se ficar no roadmap de uma maior. Fornecer um complemento para uma plataforma pode ser um negócio viável, mas pode ter vida curta.

Link:

http://www.joelonsoftware.com/items/2009/06/10c.html

Um Novo Mercado para Browsers e Buscadores?

Acidentalmente ou não, a Microsoft achou um "novo" mercado. Primeiro foi o modo InPrivate do IE8. Depois foi o modo como o Bing trata vídeos, o que permite burlar certos controles e restrições. Agora o Bing tem até um domínio específico para este "mercado alvo".

Link:

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/tecnologia/19,0,2547165,Microsoft-cria-dominio-de-buscas-especifico-para-pornografia.html


Nenhum comentário: