Normalmente a Wikipedia possui uma boa biografia de músicos e bandas. A quantidade de informações sobre álbuns varia bastante. Páginas para músicas específicas são mais raras e poucas contem informação relevante.
O YouTube é bastante divertido. Apesar da qualidade dos vídeos ser baixa na maioria dos casos, dá para encontrar uma quantidade imensa de curiosidades (pelo menos enquanto os donos dos direitos autorais não partirem para a briga). No meu Firefox tenho o YouTube na lista de buscadores e a extensão DownloadHelper para salvar os vídeos.
Comecei a usar recentemente o "tocador" aTunes que apresenta informações sobre o artista obtidas na Last.Fm e vídeos relacionados no YouTube. Futuramente faço uma crítica mais completa deste software.
Aqui seguem os links para algumas curiosidades que achei no YouTube:
Genesis - Rock Progressivo
- em 1973: You Know What I Like, com Peter Gabriel a carater e Phil Collins com cabelo.
- em 1974: The Cinema Show, qualidade bastante ruim de vídeo mas aceitável de audio.
- em 196x: Too Much of Nothing, vocais elaborados, música de protesto de Bob Dylan, PP&M clássico.
- em 1968: I Dig Rock And Roll Music, uma versão incompleta de uma divertida paródia. Tenho um versão completa (em B&P), mas não consegui achar de novo no YouTube.
- em 1969: Leaving On A Jet Plane, com participação de John Denver.
- em 200x: Leaving On A Jet Plane
- Paint It Black, data ignorada mas com a banda bem novinha e com Brian Jones
- Crazy, com o maridão Elvis Costello e a figuraça Willie Nelson.
O YouTube é também um bom lugar para quem quer aprender a tocar:
- Justin Guitar Easy Songs 3: All Along The Watchtower, The Zephyr Song e One. Justin Sandercoe tem uma quantidade muito grande de vídeos, mais detalhes em http://www.justinguitar.com/
- Smoke On The Water: se você pretende deixar loucos familiares, vizinhos e vendedores de lojas de música, pelo menos aprenda a forma correta de tocar um dos mais simples riffs.
- Whole Lotta Of Love: mostre que você é tão bom quanto o Jimmy Page
- Taking Care of Business: um pouco mais complicada que as anteriores
Editado às 10:15: problemas de formatação no final do texto, que não aparecem no editor do Blogger. O motivo eram uns tags <span>. Já não basta os problemas com spam, agora tenho que me preocupar com span!
Editado novamente em 11/nov/09: corrigido um erro no texto e acertado o parágrafo anterior (pois o editor do Blogger considerou o tag span literalmente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário