quarta-feira, junho 24, 2009

Diploma Obrigatório

A polêmica em torno do fim da obrigatoriedade de diploma para os jornalistas reacende uma discussão mais abrangente: a importância ou não de um diploma para exercer uma determinada profissão.

É comum vermos nas discussões duas posições que eu classifico como enganos: a de que um diploma "dá direito" a um emprego e a de que certas profissões não requerem conhecimentos específicos. O primeiro engano é reforçado por instituições com interesses econômicos no assunto, como cursos preparatórios e faculdades. O segundo é um argumento usado por quem quer desmerecer uma profissão ou não está disposto ao esforço de preparação e está procurando um atalho.

O Que Um Diploma Não Garante

Para bem ou para o mal, obter um diploma atualmente pode ser um tarefa fácil. Com a proliferação das faculdades e cursos não presenciais, a disponibilidade de vagas está superando a procura em várias profissões, exorcizando o fantasma do vestibular.

Ao contrário que alguns apregoam, um diploma não é uma garantia de uma pessoa está apta a ser um bom profissional. Em muitos casos, nem mesmo confirma que a pessoa conseguiu absorver um mínimo do que foi (ou devia) ser ensinado. E é claro que existem muitos outros requisitos para ser um bom profissional, como experiência e ética.

O Que Uma Boa Faculdade Pode Fornecer

Embora não sejam poucos os casos de auto-didatas bem sucedidos, aprender uma profissão estudando sozinho não é trivial.

Em primeiro lugar, uma faculdade deve ter um currículo organizado de forma a colocar os estudos em uma ordem apropriada e com tempos proporcionais à importância e a dificuldade.

As boas faculdades costumam focar mais na base que nos detalhes. Isto prepara pessoas mais flexíveis porém requer um esforço delas para se preparar para a prática.

Bons professores vão ajudar a entender as partes mais complicadas e incentivar o estudo.

A faculdade pode também fornecer uma infraestrutura composta de laboratórios, bibliotecas, etc.

Por último, mas não menos importante, uma faculdade pode fornecer um ambiente propício ao estudo e à troca de informações com pessoas com o mesmo interesse.

O Que Um Diploma Pode Significar Para Quem Está Contratando

É claro que isto varia de pessoa a pessoa. Existem alguns que consideram um diploma um requisito essencial. Existem outros que dão um grande peso a diplomas de determinadas instituições (muitas vezes àquela em que ele próprio estudou).

Do meu ponto de vista, um diploma é um sinal que a pessoa teve o interesse e a oportunidade de aprender mais sobre a profissão pela qual se interessa. Para confirmar este sinal e que a oportunidade foi bem aproveitada é preciso olhar além do diploma.

Exemplos e Contra-Exemplos

Quase todos concordam que profissões como médico e engenheiro civil devem exigir diploma. Por outro lado, reconhecem que isto não elimina erros médicos nem construções inseguras.

Uma profissão que exige diploma é a de secretária. É bem provável que a maioria das "secretárias" que você conheça estejam registradas como "assistentes administrativas". Este "jeitinho" burla a exigência, mas a maioria destas "secretárias" não tem conhecimento das técnicas desta profissão.

Exigindo Mais Que Um Diploma

Para várias profissões existem Conselhos Regionais e o exercício da profissão está vinculado ao registro do profissional ao respectivo conselho. Na maioria dos casos o registro requer a apresentação do diploma, preenchimento de uma ficha e o pagamento de uma anuidade. Os conselhos tem a autoridade de cassar o registro dos maus profissionais, mas isto não é frequente.

A exceção mais conhecida são os advogados, que submetendo os candidatos a um exame. As taxas de reprovação costumam ser altas, reforçando a ideia que o diploma não assegura o conhecimento.

A Situação da Informática

A área de informática, talvez por ser relativamente nova, não tem maiores exigências nas suas profissões, sendo comum se encontrar pessoas com as diversas formações (e mesmo ausência de formação).

Se por um lado isto significa o livre acesso à área, por outro lado existe um número elevado de profissionais com conhecimentos deficientes, perpetuando mitos e produzindo trabalhos de baixa qualidade.

Concluindo

Acredito que a exigência de diploma para determinadas profissões não irá barrar profissionais ruins nem bons, já que ambos não terão dificuldades em obter um diploma. Inescrupulosos encontrarão maneiras de exercer a profissão ilegalmente, seja mentindo descaradamente, criando "nomes fantasia" para a profissão ou se escondendo por traz de um registro "de aluguel".

O que eu acho importante são duas coisas: a preocupação do profissional com o domínio das teorias e técnicas da sua profissão e a responsabilidade pelo trabalho produzido.

4 comentários:

Wanderley Caloni disse...

Interessante que eu estava justamente discutindo um assunto semelhante com o Werner em outro artigo meu: motivação dos programadores. Talvez venha a calhar para quem esteja pensando em virar "analista de sistemas".

[]s

Anônimo disse...

Não é esse mesmo o seu caso Daniel? O seu diploma é em electronica, certo? Contudo, mesmo não tento tido formação em ciências da computação, vc se tornou um “p***” dum programador, abalizado até para comentar que “... existe um número elevado de profissionais com conhecimentos deficientes, perpetuando mitos e produzindo trabalhos de baixa qualidade.”

Bill Gates and Paul Allen (Microsoft), Larry Ellison (Oracle), Steve Wozniak & Steve Jobs (Apple), Michael Dell, etc, não terminaram a faculdade e nenhum deles fez algo relacionado com engenharia da computação quando por lá andaram quando andaram...

Concordo com vc que o importante mesmo é “a preocupação do profissional com o domínio das teorias e técnicas da sua profissão e a responsabilidade pelo trabalho produzido.”

Daniel Quadros disse...

"Anônimo"

É curioso, mas não nunca considerei o meu caso como sendo alguém de "fora da área". Na minha época o mais perto de Engenharia de Software que existia na Poli era a "Eng Elétrica modalidade Eletrônica Digital" (ou coisa parecida), que foi o que eu cursei.

Daniel Quadros disse...

Caloni,

Pôxa, sabe que eu não tinha lido este seu post? Você precisa continuar a história, falando um pouco sobre qual foi o computador que mudou a sua vida!

[]