segunda-feira, novembro 10, 2008

Organizando Cabos para Guardar

Espero que este post não seja óbvio demais, mas vamos lá. Como muitos, eu me irrito na hora de organizar cabos antes de guardá-los. Se a gente os deixa soltos, eles se enrroscam como se fossem minhocas e resistem tenazmente às tentativas de retirar.


As alternativas mais comuns (ilustradas acima) não são plenamente satisfatórias:
  • Amarrar o cabo com ele mesmo aumenta o risco de danificá-lo.
  • Usar um arame (como costumam vir do fabricante) não é prático se o cabo for manipulado com muita frequência.
  • Os elásticos quebram se são mexidos com muita frequência e se decompõem em uma terrível "meleca" se forem esquecidos muito tempo.
A solução que considero melhor é usar uma tira de velcro. Por uma destas coisas que só os "contadores de feijão" podem explicar, a fonte do meu celular vagabundo vem com uma mas a do meu notebook (que custou umas quinze vezes mais) não.


Felizmente, não é muito difícil de achar tiras de velcro à venda. Para não perdê-las (afinal, não são assim tão baratas), o melhor é prender uma das pontas de forma "definitiva" no cabo, o que pode ser facilmente ser feita com uma cola, de preferência uma cola de contato (como as duas acima).

Para quem não conhece, deve-se aplicar as colas de contato sobre as superfícies que serão coladas (devidamente limpas, secas, etc), aguardar a cola secar e depois juntar as duas partes (com cuidado pois a colagem é "instantânea"). Maiores detalhes devem estar presentes na embalagem da cola ; )

O resultado final é a fita de velcro presa "definitivamente" ao cabo, ficando sempre disponível para amará-lo na hora de guardar:

2 comentários:

Fernandão disse...

Olá DQ,

Tenho mesmo problema que você na organização dos fios. Eu faço de um modo diferente que precisa usar cola só na ponta e se quiser remover não precisa cortar:
IMAGEM

Unknown disse...

A urna eletronica da seção eleitoral na qual trabalho vem com uma tira de velcro dessas para envolver os cabos ao pé da mesa.