Nest post vamos ver alguns critérios para a escolha de um modelo de microcontrolador para um projeto.
Critérios Técnicos
1) Capacidades Necessárias
As características do projeto definem capacidades essenciais de hardware, como quantidade de entrada/saída digitais, entradas ADC, seriais, timers, memória não volátil, etc. Dependendo do modelo selecionado, podem 'sobrar' recursos que permitam acrescentar funções adicionais (não essenciais) ao projeto.
Um pouco mais complicado é avaliar a memória Ram necessária, principalmente quando ela é pouca. Mais complicado ainda é prever o tamanho que terá o código (e portanto a necessidade de Flash). No caso dos microcontroladores mais acanhados em memória, é bom prever uma reavaliação ao longo do projeto.
2) Desempenho
Desempenho tem normalmente duas facetas: velocidade de processamento e consumo de energia. Alguns cálculos na ponta do lápis podem dar uma idéia do que esperar com cada microprocessador, mas uma medida real durante o projeto pode ser necessária.
3) Arquitetura e Ferramentas de Desenvolvimento
Embora estes pontos sejam importantes, na maioria dos casos não são determinantes na escolha. Boas ferramentas de desenvolvimento podem minimizar desvantagens da arquitetura.
Critérios Não-Técnicos
1) Preço
Este é um fator crítico em muitos casos, pois um preço elevado pode inviabilizar um produto. É preciso não ter uma visão estreita do preço, olhando somente o preço do microcontrolador. A escolha do microcontrolador pode afetar o custo dos demais componentes, do desenvolvimento e da manutenção. O recurso de atualização do firmwar em campo, em particular, pode ter um peso significativo.
2) Relação com o Distribuidor
O bom relacionamento técnico e/ou comercial com um distribuidor pode se sobrepor a vantagens técnicas. Em alguns casos é preferível comprar o microcontrolador de um distribuidor que já fornece outros componentes críticos do que iniciar relações comerciais com outra empresa.
3) Uso em Outros Projetos
Se uma determinada família já é utilizada em outros projetos, isto significa que já se tem o conhecimento e as ferramentas. Dependendo dos volumes relativos, pode até fazer sentido usar um microcontrolador "superdimensionado" e manter um item único em estoque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário