quinta-feira, setembro 04, 2008

Livro: Pérolas Dão Azar

Aconteceu de eu precisar matar algum tempo, dar uma olhada em uma banca de revistas e encontrar este livro. Já mencionei antes Raymond Chandler, que foi um dos mestres do estilo noir. Este livro é uma coletânea de histórias (relativamente) curtas; folheando tive a impressão de já conhecer algumas (e realmente, várias delas estão na coletânea The Simple Art of Murder).

Estas histórias não são tão elaboradas quanto as histórias longas com Philip Marlowe e me pareceram bem mais violentas (exceto a última).

Seguem alguns comentários sobre cada uma delas.

Tragédia em Bay City - Bay City Blues

"Contemplei o último raio de sol escorregar do peitoril da janela e cair no beco escuro lá em baixo."

O detetive particular Johnny Dalmas recebe uma indicação de cliente do policial Violets M'Gee - e começa a achar corpos. Como de costume neste tipo de romance policial, ele vai longe movido apenas por lealdade ao cliente.

O Jade do Mandarim - Mandarin's Jade

"O corpo estava estendido de costas junta a uma moita, os membros jogados de um jeito que sempre indicava a mesma coisa."

Novamente M'Gee indica um cliente para Johnny Dalmas, que e novamente os corpos se amontoam.

O Crime Errado - Smart-Aleck Kill

"O sedã marrom arrancou, atravessando o cruzamento como um gato perseguido por um cão policial."

Mais uma história com Dalmas, mais um cliente fazendo besteiras. Como diz Dalmas no final: "Vamos apenas beber".

O Carro da Morte - Nevada Gas

"Havia certa tensão em sua imobilidade, como se fosse um animal prestes a dar o bote."

A história mais estranha (e violenta) do livro, demora um pouco até se perceber quem é o protagonista principal (que diz ao final "Chame-me apenas de otário").

Pérolas Dão Azar - Pearls Are a Nuisance

"A hora do crepúsculo está chegando. Os pintarroxos estão chamando, os esquilos começam a se recolher e todas as glórias do dia põem-se a recuar, em busca do sono noturno."

Uma tradução mais precisa do título seria "Pérolas são um incômodo". Uma história bem-humorada, onde ninguém morre.


Resumindo, não é o ápice do autor mas são histórias bem escritas e que merecem ser lidas por quem aprecia o estilo.

Atualizado às 16:00: acertados erros de digitação, trocado estória por história (tendo visto as considerações neste artigo).

2 comentários:

Kaji-san disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaji-san disse...

Muito obrigado por indicar os nomes originais dos contos desse livro! Me ajudou um bocado na minha catalogação de todos os contos do Raymond Chandler que já foram publicados aqui no Brasil. De quebra, descobri que TODOS os contos de Raymond Chandler já foram publicados aqui, e são publicações razoavelmente recentes, não precisa ir atrás de nada lançado antes dos anos 200X.
Fiz a relação dos contos e onde encontrá-los nas publicações das editoras L&PM, Best Seller e Record.
Fiz o mesmo com os contos do Dashiell Hammett, mas, infelizmente, há muita coisa desse autor que não foi publicada por aqui. No entanto, publicaram quase todos os contos do Continental op.