terça-feira, agosto 05, 2008

Firefox 3 e Add-ons

Como muita gente, comecei a usar o browser Firefox nos tempos da versão 1.x. Era uma época negra para o Internet Explorer. Abandonado pela Microsoft, era uma presa fácil para os exploradores de vulnerabilidades.

Além da expectativa de maior segurança, o Firefox tinha uma vantagem óbvia: as abas. Sou hoje totalmente dependente das abas, me atrapalhando todo quando uso um IE antigo.

Com o passar do tempo tivemos o Firefox 2.x (que não me trouxe grandes vantagens) e o IE 7 que colocou a Microsoft novamente no páreo. Embora os partidários de cada um digam o contrário, na minha experiência os dois browsers apresentam com regularidade falhas de segurança e são, na maioria dos casos, prontamente atualizados pelos responsáveis.

Seja por limitação das especificações ou por incompetência na implementação, o fato é que dificilmente um página é apresentada da mesma forma pelo Firefox e pelo IE. Em alguns casos extremos, uma página só é usável em um deles (e não estou me referindo a páginas que requerem controles ActiveX). Por este motivo, uso os dois browser no meu micro no trabalho (o Firefox é o principal e o IE é usado somente para alguns acessos). Cheguei a baixar o Firefox 3 no "download day", mas não cheguei a instalar.

O meu micro de casa esteve por muito tempo desconectado da internet e tinha somente o IE7. Após finalmente conectá-lo a internet e operar por algum tempo com o IE, resolvi instalar o Firefox 3 por um motivo incomum. A maioria dos meus posts para o blog são escritos no Notepad e passados para o editor do Blogger via cut-and-past. Por estranho que parece, o comportamento do past é diferente nos dois browsers, com o IE a terminação das linhas não fica como eu quero.

Já que ia instalar o Firefox, resolvi instalar loga a versão 3.01 (pois é, apesar do longo beta um mês após lançar a 3.00 foi preciso lançara a 3.01, mais uma prova que o Firefox não é perfeito). Aproveitei para rever a lista de add-ons que fui acumulando no passado e adotar alguns novos. A lista de add-ons que tenho instalado no momento é a seguinte:
  • Fast Dial: cria uma página inicial com miniaturas (estáticas) dos sites que você selecionar. Já tinha pensado em criar um página HTML com os links dos sites que normalmente acesso, mas isto é muito mais prático e bonito. 06/jan/09: A versão 2.15 desrespeita o usuário, substituindo o mecanismo default de busca e acrescentando sites sem pedir permissão. Nestas condições não dá mais para ser recomendado.
  • DownThemAll!: os recursos para download dos browser são muito limitados. Esta extensão simplifica os downloads e os deixa mais confiáveis.
  • DownlloadHelper: minhas experiências de assisitir video streaming é sempre frustante, com pausas nas piores horas. Esta extensão permite salvar em disco a maior parte destes vídeos, para depois ver com calma (no caso de vídeos do YouTube, recomendo o VLC. Nota: o DownloaHelper possui o recurso de apresentar uma lista de sites com vídeo baixável. Esta lista pode incluir sites com vídeos de conteúdo adulto (leia-se sexo explícito), o que é uma vantagem para alguns e problemas para outros.
  • SQLite Manager: é meio estranho isto ser um add-on de browser, mas certamente é uma mão na roda para quem usa o SQLite. Para quem não conhece, o SQLite é um sistema de gerenciamento de base de dados relacional contido em uma pequena biblioteca. Esta extensão permite manipular bases criadas com o SQLite.
  • PDF Downloader: estou começando a usar esta extensão que promete resolver aquele incomodo terrível de clicar sem querer em um link para um PDF e ser surpreendido com o Acrobate Reader abrindo e segurando o browser.
Além desses, já usei uma época o Html Validator, que indica erros no HTML da página sendo apresentada. Algo certamente útil para desenvolvedores Web, o que não é bem o meu caso.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu recomendo tb:
Adblock plus
Ressurect Pages
Save Complete