segunda-feira, janeiro 14, 2008

Sherlock Holmes - The Mystery of The Mummy

Um jogo de aventura com Sherlock Holmes, disponível para download por US$9,99. Um bom negócio?

Introdução

Em uma série de posts anteriores eu comentei sobre os jogos do tipo Aventura. Embora atualmente eu jogue bem pouco, ocasionalmente eu dou uma olhada nos sites especializados. Em um deles eu baixei uma revista que continha uma avaliação bem positiva do jogo "Sherlock Holmes - The Awakened". Curioso, fui dar uma olhada no site e descobri que os jogos anteriores da série estavam disponíveis para download por preços decrescentes, culminando com o primeiro, "Sherlock Holmes - The Mystery of The Mummy", por apenas US$9,99.

Compra, Download e Instalação

A compra a partir do site da Frogwares se procedeu de forma bastante normal e resultou em um e-mail contendo um número de série e um link para download.

Na avaliação do "The Awakened" são mencionados downloads grandes, mas, como era um jogo mais antigo, eu esperava algo no máximo do tamanho de um CD. Para minha surpresa, o download do jogo é um único arquivo de 1,7 GBytes (e você só descobre isto quando começar a baixar). Para complicar, o link é válido para um máximo de 6 tentativas e não permite retomada de transferências interrompidas. Felizmente a minha 4a tentativa foi bem sucedida (disparei o download em casa, antes de sair para trabalhar e quando voltei à noite tinha concluído com sucesso). Definitivamente é apenas para quem tem um conexão rápida e estável.

Após a instalação (que não traz surpresas) é preciso ativar o programa via internet (ou e-mail). O número de série fornecido permite um máximo de três ativações.

A Interface e o "Gameplay"

A interface é bastante simples. A visão do local onde você (Sherlock) está é mostrada em 3D, sob o seu ponto de vista (exceto nos "cut-scenes"). Com as setas do teclado você consegue olhar 360o em torno, além de para cima e para baixo. Movendo o cursor do mouse, ele muda de formato em determinadas posições ("hot-spots"):
  • Uma mão apontando indica uma direção para onde você pode ir ou um objeto com o qual você pode interagir.
  • Uma mão meio fechada indica um objeto que você pode pegar.
  • Uma chave de boca indica um ponto ou objeto que pode interagir com um objeto em seu poder.
Como consequência, a maior parte do tempo você está movendo o mouse por toda a tela, procurando um "hot-spot". Para complicar, alguns deles são bem pequenos. Para complicar mais, alguns locais são bastante escuros (eu aumentei o brilho na configuração da minha placa, porém aí as regiões claras ficavam muito claras).

As imagens 3D são muito bonitas e cheias de detalhes (o que acaba sendo um problema, pois a maioria dos objetos apresentados são apenas cenário e não permitem interação).

O jogo utiliza bastante a fala. A qualidade das vozes é muito boa mas pode causar problemas para quem não tiver fluência em inglês e/ou não prestar bastante atenção. O jogo permite apresentar legendas, porém elas são bastante rápidas e não são apresentadas nos "cut-scenes". Felizmente os diálogos mais importantes são automaticamente registrados para leitura posterior.

Como em toda aventura, ao longo do jogo você encontra uma grande quantidade de problemas. No começo a maioria dos problemas são portas e armários fechados (chegou um momento que eu não aguentava mais ouvir "it's locked!"). A maior parte do tempo a solução é achar uma chave (se bem que em um ponto eu estava com três chaves e não conseguia abrir duas portas).

Muitas vezes não está claro o que deve ser feito. Por exemplo, em um determinado momento você encontra uma grande bacia com água e dois baldes com capacidade diferente. É evidente que é o tradicional problema de usar dois baldes para obter um determinado volume, mas qual é este volume? Não existe nenhuma informação ou dica, é preciso ir tentando todas as combinações.

Em alguns casos a solução dos problemas é simplificada. Por exemplo, em um determinado ponto você encontra um quebra cabeça. As peças são encontradas todas juntas e basta usá-las com o quebra cabeça para resolvê-lo. Em outros casos o problema tem que ser resolvido passo-a-passo.

Em diversas ocasiões uma escolha errada pode resultar em morte. Em alguns momentos existe um limite de tempo para resolver o problema (em uma ocasião este tempo é bastante curto). É, portanto, importante salvar com frequência. Inexplicavelmente, existe um limite para seis salvamentos, no sétimo é preciso sobrepor um dos seis anteriores.

O jogo está dividido em várias fases. Felizmente não é possível avançar de fase esquecendo de pegar um objeto, pois normalmente você não consegue voltar aos locais das fases anteriores.

Ajuda

O manual do jogo é bastante sucinto e as pistas dentro do jogo são muitas vezes extremamente vagas.

A partir de um certo ponto resolvi apelar para o UHS - Universal Hint System. O UHS é um sistema que permite ver pistas progressivamente mais explícitas, de forma a preservar ao máximo o prazer de resolver os problemas. O UHS está disponível para acesso via Web (gratuito) ou através de um leitor off-line (cobrado). Eu comprei o leitor em 1999 e em 2002 tive a grata surpresa de receber um e-mail informando que uma versão totalmente nova estava disponível e que era gratuita para quem tivesse comprado nos últimos 3 anos. Recomendo fortemente a quem for fã de aventuras.

Concluindo

"Sherlock Holmes - The Mystery of The Mummy" é um jogo visualmente muito bom e apresenta uma boa variedade de problemas. O enredo é bem razoável (mas não brilhante). A interface com o operador é às vezes irritante, deixando literalmente o jogador a procurar as coisas a esmo no escuro.

Por US$9,99 é uma opção muito interessante para quem deseja um jogo de aventura com interface simples, desde que você tenha condições de fazer o download do jogo.

8 comentários:

Renan disse...

Como foi feito o pagto? Via cartão de crédito?

Daniel Quadros disse...

Sim, via cartão de crédito.

Renan disse...

Interessante!

Uma vez quis comprar um jogo, mas como estava em dólares não quis me arriscar. Agora eu sei que isto é possível.

Mais uma pergunta chata: Como é feita a cobrança, eu digo, qual a base de valor do dólar? A do dia da compra, fim do mês, etc.

Daniel Quadros disse...

Renan,

O cartão de crédito precisa ser "internacional" (o que é mais fácil de conseguir que cheque especial...).

As regras, é claro, são definidas pelo governo. Atualmente o dolar usado é o turismo e é cobrado IOF. Tipicamente o banco envia a fatura usando o dolar turismo no dia de fechamento da fatura e no mês seguinte faz o acerto conforme o valor do dolar turismo no dia do pagamento.

Só para dar uma idéia, uma compra de US$19,95 feita em dezembro teve o acréscimo de US$0,40 por conta da IOF; ao gerarem a fatura no dia 10/1/08 usaram a taxa de conversão de R$1,80 resultando em R$36,63.

Anônimo disse...

Voce disse que o jogo tem opçao de legendas. Mas essa legenda é em ingles ou portuques? Eu não sei nada de ingles.

Daniel Quadros disse...

Eu joguei com lengendas em inglês, não lembro se tinha outras opções. De qualquer forma tem algumas partes que são só faladas e tem vários textos que são apresentados em inglês além dos diálogos, portanto não recomendo para quem não tem fluência em inglês.

Anônimo disse...

cara .. no começo tem um painel para vc colocar os numeros .. eu percebi q é pelo nomes das mumuias q se tem os numeros ... eu jah tentei de varias formas colocar os numeros lah e ainda numdei conta .. vc pode e informar os numeros q eu preciso digitar pra colocar nakele painel .. agradeço....

Daniel Quadros disse...

"Anônimo"

Dê uma olhada nas dicas em

http://www.uhs-hints.com/uhsweb/hints/mystmumm/17.php

Se você quiser ir direto para a solução:

http://www.uhs-hints.com/uhsweb/hints/mystmumm/18.php