segunda-feira, setembro 17, 2007

PC Assember Volume I

Ao escrever o post sobre a minha nova impressora, me veio à lembrança o motivo para a compra da minha primeira impressora: eu estava escrevendo um livro.
Um Breve Histórico

Nos idos de 1985, eu era um alegre proprietário de um TK-82C. Em um encontro de usuários, conheci o Nelson Santos que trabalhava como editor na Editora Campus. A idéia inicial, o livro "Jogos em Linguagem de Máquina para a Linha Sinclair" não foi em frente e o Nelson perguntou se eu tinha alguma idéia para um outro livro. Mencionei que estava trabalhando com o PC IBM e que talvez existisse interesse em um livro sovre programação assembly para ele. Assim nasceu o livro PC Assembler, que deu origem a mais outros três livros ("Usando o BIOS", "Usando o DOS" e "Gráficos e Sons").

O Conteúdo

O livro descreve a programação em Assembly no 8086/8088 (naquilo que hoje em dia se chama de "real mode 16 bits"). A maior parte é uma descrição detalhada de cada uma das instruções disponíveis.

As Vendas

No total foram impressos 6253 livros e vendidos 6066 exemplares, em quatro edições. o gráfico abaixo mostra a evolução das vendas semetrais, do segundo semestre de 86 até o primeiro semestre de 93, quando a Editora Campus decidiu não mais reeditar a obra e me devolveu os direitos de publicação.


Para minha total surpresa, o livro foi até considerado um "best-seller":


O Texto

Existe uma longa história sobre a recuperação deste texto, o que será assunto do próximo post.

Estou disponibilizando o texto do livro aqui. Aviso que (por enquanto?) está em formato texto (TXT) pré formatado e falta a listagem do programa exemplo.

30/06/2010: Finalmente o texto completo e devidamente formatado está no blog: veja aqui.

15 comentários:

Anônimo disse...

Na biblioteca da minha faculdade (FATEC-SP) tem esses seus livros. Lembro que peguei emprestados em 2000 ou 2001. Muito legal descobrir que você é o autor.

Anônimo disse...

muito boa iniciativa, parabens

Anônimo disse...

Opa Dq,
Fico feliz que tenhas disponibilizado o texto para download. Realmente uma jóia rara.
Lí todos os quatro livros da série. Na biblioteca do CEFET-MG possue todos os quatro títulos.
Vida longa e prosperidade,
abraços.

Lu Souza disse...

Grande inicativa Daniel! Parabéns!

Consultei muito esses teus livros na biblioteca da faculdade. Agora, há pouco tempo consegui adquirir o "PC Assembler: com programa exemplo totalmente comentado" num sebo. Ainda estou procurando: "PC Assembler: usando o BIOS", "PC Assembler: usando o DOS" e o "PC Assembler: usando gráficos e sons". Atualmente está cada vez mais difícil de encontrar bons livros de Assembly no mercado. Você pretende lançar alguma coletânea? Em caso afirmativo fica a dica de atualizar os exemplos para um montador tipo o NASM ou Emu8086.

Daniel Quadros disse...

Luiz,

Acho que o formato 'livro impresso' já se esgotou para esta série. Por outro lado, a Editora Campus me devolveu os direitos dos 3 primeiros livros e pretendo disponibilizar o texto de todos aqui no blog.

Está na (infindável) lista de pendências gerar uma versão num formato um pouco melhor, gostei da sugestão de atualizar os exemplos.

AL Leph disse...

Sensacional!

Depois de alguns anos vendo seu nome circulando em mailists eu ainda não havia vinculado seu nome aos livros...

Lá pelos idos de 1991 e 1992, várias vezes pensei em comprar seus livros, acabei comprando o do Peter Norton, mas entre 1995 e 1996 consultei várias vezes os seus livros na biblioteca da faculdade.

Meus parabéns pela conjunto da obra! :-)

[]s++;

Anônimo disse...

Esse livro não existe mais nem nos sebos mais tradicionais. Será um milagre conseguir um exemplar...
De qualquer forma vou estar esperando.

Anônimo disse...

Daniel, vc tem previsão de quando vai postar os outros volumes?

Anthony Collucci disse...

Opa estou criando um tutorial de assembly para iniciantes, principalemnte para o pessoal de OSDEV, ele e diferente da abordagem de um livro por ser mais pratico e sacrificar um pouco de teoria, sendo indicado para ser um ponto de partida e nao uma referencia.. Gostaria de usar algumas referencias ao seu livro pode?

se quiser dar uma olhada no tutorial hoje esta na versao 0.1.18-11 voce encontra aqui

http://anthonycollucci.com/site/index.php?option=com_content&view=category&id=36:tutorial-de-assembly&Itemid=53&layout=default

flw
Anthony Collucci

Daniel Quadros disse...

Anthony,

Legal a sua iniciativa, assim que sobrar um tempo vou dar uma olhada.
Pode usar sim referências ao meu livro, apenas cite a fonte.

Anônimo disse...

Daniel vc pode indicar alguns livros de assembler IBM mainframe

Ailton de Oliveira

Salto são paulo

Anônimo disse...

Mainframe Assembler Programming
Bill Qualls
Wiley Computer Publishing

Inclui PC/370 Um sofware shareware desenvolvido por Don Higgins que permite ao usuário, escrever e executar pequenos programas em assembly System/370, em um PC - Windows (DOS).

Anônimo disse...

Poxa consegui adquir todos os 3 livros cidados >>> "PC Assembler: usando o BIOS", "PC Assembler: usando o DOS" e o "PC Assembler: usando gráficos e sons"
porem o 1° dito cujo não acho nem com reza braba huahauhau...sera que ninguem teria pra vender naum ..pois virou mosca branca ninguem quer vender :-( ...
Caro daniel sou seu fan cara se..pode ter certeza q vc revolucionou toda uma geração com os seus escritos espero q vc continue lançando novidades ai no seu blog e qem sabe lance outro livro para agente prestigiar...

Sx =] disse...

olá amigo.

Eu baixei seu arquivo (livro em formato TXT) e passei ele para o formato ODF. Seria possivel enviar para você para que você possa distribui-lo num formato mais agradavel de se ler (formato txt é um saco de se ler.. hehehe)

PS- Seria possivel postar para gente o programa exemplo?? e uma imagem da cap?

ps2- se quiser posso passar para p formato PDF.

Grato pela atenção

Daniel Quadros disse...

Cacio,

Está na minha lista (desde quando coloquei este post) gerar uma edição "decente". Por favor, me mande o texto em formato ODF (o e-mail de contato está aí do lado, no "Quem Sou Eu"). Vamos ver se consigo gear uma versão completa (em PDF) até o final do mês.