domingo, fevereiro 01, 2026

Resenha: Hidden Mountain (Hardy Boys #186)

Acabo de perceber que leio os livros dos Hardy Boys há mais de cinco décadas! Este volume, em particular, me atraiu por causa das notas altas (eu deveria ter lido as resenhas) e pela pergunta "Como esconder uma montanha?"

Este é um livro dos Hardy Boys muito peculiar (no mau sentido). Começa bem (se ignorarmos a cena da família Norton e a paquera no avião), mas as coisas desandam quando eles chegam ao Canadá. Em vez da investigação habitual, temos Joe e Frank numa longa jornada até a Montanha Escondida, sem nenhum plano adequado.

Os outros personagens agem de forma errática. Algumas cenas não fazem sentido; parece que o autor estava com dificuldades para atingir um número mínimo de páginas.

Quando finalmente chegamos à Montanha Escondida, tudo se resolve por um Deus Ex Machina, com algo muito raro nos livros dos Hardy Boys: uma morte. Depois da jornada exaustiva, das situações de risco à vida e das muitas perguntas sem resposta, o que Joe e Frank fazem? Sentam-se em frente à TV para assistir a uma série!

E ainda há um último capítulo muito estranho e com um final aberto que, se levado em consideração nos próximos livros, poderia ter mudado o cenário para sempre. Felizmente, a continuidade não é um forte da série.

Veredito: Evite. 

É um livro com muitos defeitos, mas fiquei surpreso ao perceber que não conseguia parar de ler. Talvez eu tenha me esquecido de que era um livro dos Hardy Boys ou simplesmente esperava que melhorasse em algum ponto.

Bônus: aqui está uma crítica mais detalhada (com spoilers) em um blog dedicado aos livros mais recentes dos Hardy Boys. Segundo o post, o autor é o mesmo do lamentável "The Case of the Psychic's Vision".

Nenhum comentário: