terça-feira, outubro 15, 2024

Maratona de Projetos 2024

Retomando uma ideia que deu certo em 2022, iniciei no começo do mês uma "Maratona de Projetos". A ideia é tentar finalizar até o final de novembro alguns projetos que estão na minha fila. Curiosamente, a maioria destes projetos não estavam na minha lista de pendências no final do ano passado (a GLIP, o que atesta a minha imensa capacidade de dispersão).


Os cinco projetos que vou tentar tocar em 8 semanas são:

Expansão de RAM de 16k para o ZX81

Eu já fiz no passado uma expansão para o TK82C, esta é praticamente igual, exceto por um pequeno detalhe mecânico que impede conectar ao ZX81 que eu ganhei este ano. É o projeto mais tranquilo desta maratona, requer apenas paciência para soldar uma boa quantidade de fios (já que vou usar uma placa padrão).

Neste começo de mês já andou bastante, falta apenas soldar os fios dos sinais de endereço e testar.

Como bônus vou tentar desenvolver um teste de memória, possivelmente em assembler.

Conversor USB I2C com RP2040/RP2350

Um projeto curioso que eu achei, originalmente para o ATTiny (https://github.com/harbaum/I2C-Tiny-USB). Existe também uma versão para STM32, depois que comecei a minha versão para o RP2040 eu achei um projeto semelhante. O objetivo é construir um adaptar que permita ligar dispositivos I2C a um micro via USB. No Linux já existe um driver para isso e dá para usar também com Windows e Mac.

Parecia ser um projeto simples, exceto que a documentação do tinyusb para dispositivos da classe "vendor" usando transferências do tipo "controle" é quase nula.

Já comecei o desenvolvimento usando uma Pico 2 (a montagem final vai ser com uma XIAO RP2040), mas acabo de perceber que as funções I2C do SDK da Raspberry Pi (e o hardware de I2C dos RPs) não suporta transferências de zero bytes, que são usadas por um utilitário Linux para descobrir o endereço dos dispositivos I2C conectados. Vou ter que implementar o I2C "na marra" (bit-banging) como o projeto original faz.

Suporte a SD Card no RPTerm

O RPTerm é um projeto meu que parece não ter aparecido aqui no blog. É um terminal com entrada para teclado USB e saída VGA, usando uma placa RP2040 Zero e a biblioteca Pico VGA. Desde o começo estava previsto suportar um cartão SD para o envio e recebimento de arquivos, mas estou sempre enrolando.

Mini PC com ESP32+Display

Um amigo apareceu com um radinho em formato de PC e logo me veio a ideia de tirar fora o hardware do rádio e colocar no monitor (onde hoje está o alto falante) o display+ESP32 que já vimos por aqui.

Do ponto de vista de eletrônica, é apenas ligar a placa a um módulo "boost", por sua vez ligado a um carregador de bateria ligado a uma bateria de Li-Ion, para poder funcionar sem um cabo ligado. A parte mecânica pode complicar um pouco, vou descobrir quando desmontar o PCzinho.

Sobra a parte do software. Inicialmente vai ser algo como um "slide show", escrevendo textos e imagens para parecer um micro rodando. Talvez depois me arrisque a colocar algo mais complexo como um jogo ou emulação de um micro antigo.

Simulador de Gravador K7 para o ZX81 / TK82C

Esta é uma ideia mais antiga, pretendo usar alguma placa com o RP2040 (sempre ele!) ,um cartão SD, um display e alguns botões ou um rotary encoder para a interface com o operador.

O cartão SD irá armazenar programas em um formato binário, com o software gerando os pulsos correspondentes para "tocar" o arquivo e reconhecendo os pulsos vindos do micro para "gravar" um programa.

Tem alguns desafios simples na parte de interface elétrica e um pouco de trabalho no software.


Nenhum comentário: