terça-feira, agosto 24, 2021

Primeiras Impressões: Adafruit Feather RP2040

Para a sua primeira placa de microcontrolador, a Raspberry Pi Foundation decidiu criar o seu próprio microcontrolador, o RP2040, e oferecê-lo para outras empresas projetarem as suas próprias placas. Uma destas placas é a Feather RP2040 da Adafruint.


A Feather é uma família de placas projetadas pela Adafruit. Embora usem processadores diferentes, essas placas possuem em comum:

  • O formato físico (embora seja permitido um superset). A largura da placa e o espaçamento dos pinos permite espetar numa protoboard. O comprimento padrão é pouca coisa pouco maior que o da Raspberry Pi Pico.
  • Suporte a bateria LiPoly, incluindo carregamento. O tipo e posição do conector para a bateria é igual em todas as placas.
  • A pinagem básica (existem algumas restrições para alguns processadores). A operação é sempre a 3,3V. São 16 pinos em um lado e 12 do outro (para deixar espaço para o conector da bateria)
Isto permite a criação de placas que podem ser espetadas em qulaquer Feathers - as Wings.

A Feather RP2040 segue o tamanho padrão. O conector USB é do tipo C. A placa possui:
  • 8M de Flash (contra 2M da PiPico)
  • Botões BOOTSEL e Reset
  • Um LED "normal" ligado ao GPIO13
  • Um LED RGB (neopixel)
  • Um conector para ligar dispositivos I2C
A Adafruit foca mais no desenvolvimento com CircuitPython, mas é possível programar também em MicroPython e em C/C++ com o SDK da Raspberry Pi Pico ou com o suporte não oficial à Arduino IDE

Começar a usar o CircuitPython é muito simples: basta baixar o interpretador e copiá-lo para o "disco" que é criado quando a placa é liga (ou ressetada) com o botão BOOTSEL pressionado. Você pode editar o programa com qualquer editor e gravá-lo no "disco" gerado pelo interpretador, mas é mais fácil usar o Thonny ou o Mu. Existe uma grande quantidade de módulos (bibliotecas) prontos para o CircuitPython. Em pouco minutos você estará com o LED normal ou o LED RGB piscando.

No geral, a Feather RP2040 tem mais recursos que a PiPico, porém o seu preço é mais que o dobro (na Adafruit estamos falando em $11,95 (com pinos soldados) x $4,00 (sem os pinos) ou $5,00 (com os pinos soldados). O suporte a bateria recarregável sugere o uso da Feather para aplicações móveis, onde a placa não está ligada o tempo todo a uma tomada.

Nenhum comentário: