domingo, agosto 01, 2021

(Mini)Crítica: As Séries Marvel na Disney+: WandaVision, The Falcon and The Winter Soldier e Loki

Uma grande expectativa se formou com relação a estas séries, que se propõem a fechar algumas pendências de "Vingadores: Ultimato" (o nome original, "Endgame", me parece mais apropriado). É também "preparação essencial para os filmes da fase 4 do MCU" (aprendemos alguma coisa com o "Capitã Marvel é essencial para Vingadores: Ultimato"?). Seguem os meus comentários, sem grandes spoilers.


WandaVision

O destaque aqui são os primeiros episódios imitando sitcoms antigos, o que acabou confundindo muitos comentaristas apressados... Mas depois os episódios mudam para um formato um pouco mais normal e no final temos uma luta típica com uma vilã, com os devidos efeitos especiais e algumas possíveis consequências para os próximos filmes.

Parte da internet pirou, assistiu aos episódios em velocidade reduzida, deu zoom em cada quadro, achou "pistas" para a introdução de dezenas de heróis e vilões e criou as teorias mais loucas. No final, quase tudo não se concretizou. Algumas referências aos filmes anteriores ficam por conta de personagens secundários. E às vezes um ator é só um ator, independente de quem já interpretou no passado...

Veredito: Se abasteça de pipoca, sente no sofá, ponha o cérebro no ponto morto e se divirta

The Falcon and The Winter Soldier

Aqui as experimentações são deixadas de lado. Capitão América se foi, deixando o escudo, e agora? Esta é a trama que se apresenta inicialmente. Logo temos os antagonistas (com uma motivação meio confusa). E algumas "participações especiais". Um monte de cenas de ação, com tudo que o CGI pode fornecer.

Só que a série tem uma certa "agenda" e tudo culmina para um discurso inflamado do Falcon. E o problema todo é que esse discurso não cola. De um lado é vago ("vocês tem que fazer melhor") e de outro é contraditório (quem consegue considerar os antagonistas bonzinhos depois de tudo que fizeram?).

Sobre o destino do escudo, não esperem nenhuma grande surpresa.

Veredito: Evite. Veja no lugar o Pitch Meeting.

Loki

Falando em agenda, teve gente que pirou por uma referência ao sexo de Loki como fluido. Continuem andando, nada a ver por aqui... Uma versão de personagem com sexo trocado? uma conhecida trope.

Mas voltando à serie... Temos um ator excelente (Tom Hiddleston), o potencial de alta discussão filosófica (determinismo versus livre arbítrio), a possiblidade de cenários ilimitados (graças ao CGI). Mas o resultado é uma trama arrastada com dificuldade em chegar a algum lugar e um Loki completamente descaracterizado. Owen Wilson, como de costume, interpreta Owen Wilson.  E nem vou comentar sobre o Alligator Loki...

A grande surpresa é que vai ter uma segunda temporada.

Veredito: Evite.

Nenhum comentário: