quinta-feira, agosto 12, 2021

Memórias dos Anos 90: Os Primeiros Coletores Symbol com Windows CE

No apagar das luzes do século XX a Symbol estava se encaminhando para o seu ápice, comemorando a ultrapassagem de 1 bilhão de dólares de faturamento anual. Uma parte importante desta receita era um contrato com o governo americano envolvendo novos modelos de coletores.

PPT2700, PDT7200 e PDT7500 (não em escala!)

No final dos anos 90 os coletores das linhas 3000 e 6000 estavam claramente ultrapassados com seus processadores x86 de 16 bits e LCDs alfanuméricos. As interfaces gráficas tinham dominado as aplicações e a tecnologia disponível não permitia rodar Windows de forma confortável em pequenos equipamentos. O PalmOS era bastante especializado e não tinha um caminho claro para evolução.

Já em 1996, a Microsoft tinha lançado o Windows CE, um sistema operacional de 32 bits voltado para o mercado embarcado. O Windows CE é altamente customizável, permitindo que um fabricante de equipamentos o adapte para aplicações específicas. A própria Microsoft gerou as suas customizações, criando versões específicas. Em particular junto com o CE 1.0 a Microsoft lançou o PalmSized PC, que não fez muito sucesso frente aos dispositivos com PalmOS. A versão 2.0 foi acompanhada do PalmPC, com um pouco mais de sucesso. Finalmente, em 2001, foi lançada a versão 3.0 e o Pocket PC; os dispositivos PalmOS passaram a perder terreno. O Windows CE suporta diversos tipos de processadores, como ARM, MIPS e x86.

O PPT2700 foi um coletor da plataforma PalmPC com processador MIPS que usava a mesma carcaça que o SPT1700 (o que causava certa confusão). O formato meio estranho, a tela monocromática,  e o custo maior que o SPT fizeram que não tivesse muito sucesso.

O PDT7500 era um coletor bastante robusto (e pesado), com processador X86 e compatibilidade com VGA (porém só uma pequena parte era visível na tela). Foi oferecido com MSDOS e com WindowsCE (customizado pela própria Symbol). Era bastante caro, mas lembro de pelo menos um projeto com ele aqui no Brasil.

O PDT7200 tinha um formato bem diferente e acho que só vi em um evento no EUA. 

Já comentei no passado as dificuldades oferecidas pela ferramentas de desenvolvimento. Antes da disponibilidade do .Net a ferramenta principal era o C. O meu aprendizado foi através das várias gerações do livro "Programming Windows CE" de Douglas Boling.


O Windows CE teria um longo reinado no mercado de coletores de dados, até ser substituído pelo Android (que até o momento não se adapta tão bem a este tipo se aplicação).

Nenhum comentário: