quinta-feira, julho 15, 2021

Memórias dos Anos 90: Serviços Sistêmicos Profissionais

O título acima é meio grosseiro, mas foi o que achei em um documento. Embora eu me lembre de muitos detalhes da minha vida profissional, devo reconhecer que às vezes tenho dificuldade em dizer quando foi cada coisa. Há pouco tempo achei um CD de backup de 2002, para mim surpresa ainda estava legível e tinha documentos do tempo que trabalhei na Seal. Isso possibilitou delimitar melhor esta fase.

Logo (não oficial)


Como devo ter comentado antes, o meu trabalho na Seal foi, acima de tudo, de desbravador de tecnologias. Muitas vezes o que eu fazia não estava diretamente ligado ao meu suposto cargo. Num documento de 97 achei indicado que entre 93 e 94 eu estava desenvolvendo software para coletores e entre 94 e 96 era o Coordenador do Grupo de Desenvolvimento de Software. Em meados de 97 eu comecei a trabalho neste tal grupo de "Serviços Sistêmicos Profissionais", onde fiquei até 99. Nesta mesma época eu estava aprendendo e ensinando sobre o Spectrum 24.

O que eram os "Serviços Sistêmicos Profissionais"? Este nome veio de "Profissional System Services" (PSS) e retratava o aumento da sofisticação das soluções vendidas pela Seal. Do fornecimento de equipamentos as coisas tinham evoluído para sistemas compostos por equipamentos, softwares e outros serviços. O PSS atuava na pré-venda (visitando clientes e desenhando soluções) e na implantação (gerenciamento de projeto).

Exemplo de sistema

Uma coisa interessante na Seal era a variedade de clientes. Nem sempre tão agradável (para mim) era a dispersão geográfica (mas tinha gente que gostava muito disso). O PSS tinha três ou quatro pessoas. A taxa de aprovação das propostas não era muito alta, mas os projetos aprovados geravam bastante trabalho de gerenciamento. Alguns clientes e projetos eram bastante problemáticos.

Um outro "plus a mais" foi a oportunidade de fazer um curso curto sobre gerenciamento de projeto. Não consegui achar a apostila, mas pelo menos uma coisa ficou na memória: Como um projeta atrasa um ano? Um dia de cada vez.


Nenhum comentário: