terça-feira, agosto 18, 2020

Kit PT3 - Pré-Tonal Mono 3 Canais

O Kit Pré-Tonal Mono 3 Canais da Comkitel Eletrônica é um kit nacional para ajustar graves, médios e agudos na entrada de um amplificador de potência. Neste post vou comentar o kit e a montagem, os testes de bancada e de ouvido ficam para um post futuro,




Uma historinha...

Olá, sou o Daniel e sou viciado em kits e plaquinhas.

Uma plaquinha chinesa que comprei há algum tempo foi um amplificador mono classe D baseado no CI TDA8932 (você acha com facilidade isso aqui no Brasil). Alimentado por 24VDC e com uma carga de 8 ohms, este amplificador deve fornecer um potência um pouco abaixo de 20W. Uma boa desculpa para tirar da aposentadoria uma das minhas caixas "artesanais".

O que ligar na entrada? Um módulo receptor de áudio Bluetooth, é claro.

Para montar uma fonte de 24VDC 2A precisei comprar um transformador. É claro que procurei outras coisas para comprar junto e aproveitar o frete. Eu já tinha visto que esta loja tinha diversos kits e acrescentar um controle de graves e agudos me pareceu interessante. Foi assim que eu comprei o PT3.

Voltando ao kit

A aparência externa é bem simples, uma embalagem bem compacta para ser pendurada num gancho. Dentro temos a placa, os componentes e o manual.

O manual são duas folhas (frente e verso) e inclui uma descrição detalhada do funcionamento do circuito: um transistor na entrada para amplificar o sinal e fornecer alta impedância de entrada, uma combinação de resistores e capacitores para a equalização e um transistor de saída para recuperar a perda na equalização. Tem também algumas dicas de uso e a descrição de um amplificador adicional de um transistor para o caso do amplificador de potência precisar de uma tensão superior à fornecida pelo PT3.

A parte mais importante são o circuito, a lista de material e um desenho da placa montada.

A placa é face simples, de fenolite, bem mais rústica que as placas dos kits chineses.

A montagem

O manual não traz instruções de montagem passo a passo, usei a habitual técnica de montar dos componentes mais baixos para os mais altos.

A placa indica apenas os códigos dos componentes (R1, C7, etc). Para saber qual o valor é preciso consultar a lista de material. O bom é a que lista indica as cores das faixas dos resistores. Em alguns lugares os furos dificultavam a leitura dos códigos, nestas horas use o desenho da placa montada. Este problema talvez esteja relacionado à impressão das legendas estar um pouco deslocada.

Um problema surgiu logo ao tentar inserir o primeiro resistor: o furo parecia pequeno ou entupido. Felizmente era só um acumulo do verniz usado na face cobreada e bastou um pouco de insistência e força. Creio que foi azar meu pois só tive este problema nos dois primeiros resistores.

Ao chegar nos capacitores, um pequeno susto: faltavam dois capacitores de 39nF e sobravam dois de 47nF. Uma nota no final da página informava que o valor tinha sido alterado para "um maior ganho dos graves". Nesta época em que todo mundo tem impressora de qualidade em casa, seria tão difícil alterar a lista de material ao invés de acrescentar uma nota no final da página?

Uma outra dificuldade com os capacitores é que em alguns deles a placa tem três furos ao invés de dois, para se adaptar a componentes com tamanhos diferentes. Neste caso é importante verificar no lado de cobre quais são os dois furos interligados entre si e não soldar o capacitor entre eles.

A placa (quase) montada
Terminando a montagem, reparei que ficou vazio o local para um componente indicado na lista de material como um regulador 7812 opcional (leia-se não fornecido). Fui reler o manual (ok, reconheço que não tinha lido com a devida atenção antes de montar, não façam isso) e reparei com o seguinte no final da descrição do funcionamento: "O pré tonal PT3 pode trabalhar com ... de 12 Volts contínuos até 50... para isso contamos com ... o 7812".

Uma olhada no circuito mostra o regulador na entrada. Mas quando exatamente eu preciso dele? Não está explícito, mas para operar com tensões acima de 12V. Como vou operar a 24V, peguei um 7812 (ainda bem que eu acumulo também componentes). Novamente o terminal do componente não passava no furo. Desta vez não teve jeito, foi preciso pegar a Dremel e alargar. Um detalhe mais sério: sem o 7812 (operação a 12V) é necessário fazer uma ponte entre os pinos de entrada e saída do regulador, o que não é informado no manual.

Um outro componente opcional é o potenciômetro de volume, mas isso está mais claro no manual (que inclusive indica como ligá-lo antes da entrada do circuito.

Veredito (até o momento)

O PT3 é um kit interessante para quem está querendo montar o seu próprio áudio. A qualidade da placa é adequada e a montagem é simples (exceto pela pegadinhas que eu mencionei). Devido a estas omissões eu não indicaria para uma pessoa totalmente inexperiente montar sem a orientação.

Vou atualizar este veredito depois que tiver feito alguns testes de bancada e montado o projeto completo.

Nenhum comentário: