quarta-feira, junho 20, 2018

Kit Gerador de Sinais com CI ICL8038

Uma ferramenta útil para testes é um gerador de sinais, que consiga gerar, no mínimo, ondas quadradas e senoidais por uma boa faixa de frequências. Ele pode ser usado, por exemplo, para testar amplificadores e fornecer um clock de test para circuitos digitais. Neste post vou mostrar um montado com um kit chinês.




Uma curiosidade: o produto que viabilizou a HP foi um oscilador de áudio que usava uma técnica nova para conseguir estabilidade  e baixa distorção com um baixo custo. Antes de eu nascer o meu pai montou um kit baseado no mesmo princípio, que eu usava na adolescência para testar amplificadores. A seleção das várias frequência era feita por chaves seletoras, onde estavam soldadas dezenas de resistores.

Nos tempos mais modernos existem integrados com esta função, porém parece que é costume eles serem descontinuados. Eu tenho um kit (já descontinuado) da Sparkfun, ao qual eu inventei de acrescentar um display para mostrar a frequência e amplitude e colocar numa caixa bonita. Resultado: está "quase pronto" há anos.

Daí o meu interessa quando o Pakéquis mostrou um kit chinês. É um kit com características mais modestas que o da Sparkfun, mas um custo bem mais acessível. O link no Pakéquis está morto, mas procurando por "kit ICL8038" você acha vários fornecedores, inclusive no Mercado Livre.

O datasheet do ICL3080 pode ser baixado do site da Intersil, com o aviso de obsoleto sem substituto. A wikipedia tem um resumo das características. Aparentemente clones (e falsificações) continuam sendo fabricados, pois não é muito difícil de encontrar.

O kit em si é bastante simples. A placa é face simples e tem trilhas largas, deve ser fácil de fazer artesanalmente. O soquete para o CI faz parte do kit, assim como uma folhinha com o circuito, lista de componentes e instruções (em chinês). A placa tem os valores dos componentes, dá para montar sem olhar este papel. O único ponto negativo são os conectores que não encaixam direito (acho que a furação não deixou o espaço correto).

Os ajustes são feitos através de dois trimpots, RP2 e RP3. Eles ajustam, respectivamente, o duty cycle (simetria) das ondas geradas e a distorção da senoide. O Pakéquis explica como ajustar. A alimentação recomendada é 12V. O gerador tem duas faixas, uma de 50 a 500Hz e a outra de 500Hz a 5KHz (para testes de amplificador seria melhor se fosse até 20KHz).

O vídeo abaixo mostra a montagem e um teste rápido com o osciloscópio.



3 comentários:

Anônimo disse...

Sobre os conectores, pela foto parece que não foram previamente encaixados. Observe que existe uma ranhura em uma lateral e um ressalto na outra. Acredito que encaixando as peças, elas entrem certinho na placa.

Daniel Quadros disse...

Sim, tem um encaixe. Mas a impressão é que eles estão juntos demais para encaixar corretamente. Por enquanto deu preguiça de dessoldar, encaixar e tentar soldar com eles encaixados.

Rodrigo Feliciano disse...

Um teste que eu fiz com este kit foi colocar um ICL8038 original da Intersil (de 198X) e deu um problema de simetria que não consegui resolver. Aparentemente o CI que vem com o kit é uma versão que não é 100% compativel.