As seis aplicações são:
- Classificação de imagens: uma aplicação para PC que tenta classificar imagens (luxo x simples, interior x exterior) baseado na distribuição de cores.
- Reconhecimento de faces de pessoas e gatos: outra aplicação de PC, desta vez usando uma câmera.
- Controle via gestos: uma aplicação para celular Android que toca sons conforme detecta movimentos de sim e não com a cabeça
- Medição de distância: uma aplicação para Raspberry Pi, para ser usado em um carro, que avalia a distância do veículo atrás pela detecção dos faróis com uma câmera.
- Amplificação de movimento: mais uma aplicação de PC com câmera, desta ver para destacar os movimentos
- Simulação física a partir de um rabisco: Esta aplicação para celular reconhece alguns elementos em uma imagem (círculos e linhas). A imagem é depois animada, considerando as linhas como fixas e os círculos como bolas que obedecem à gravidade (orientada conforme o sensor do celular).
São, portanto, aplicações bastante diversas e com uma certa sofisticação. O OpenCV é usado no processamento das imagens, outros softwares são usados para os demais recursos das aplicações. Claramente não são aplicações para serem usadas como base para coisas mais sérias. A preparação para reproduzir as aplicações me pareceu trabalhosa e envolve a instalação de várias ferramentas (eu me limitei a ler o livro sem tentar reproduzir).
A teoria por trás dos algoritmos é descrita de uma forma simplificada, o suficiente para entender o que está se passando mas não muito mais que isto. A descrição das ferramentas (inclusive o OpenCV) é bem rasa.
Veredito
Uma leitura divertida e curiosa, mas fornece pouca base para você desenvolver as suas próprias aplicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário