domingo, agosto 13, 2017

Avaliação: Agatha Christie - The ABC Murders (o jogo)

Agatha Christie - The ABC Murders é um jogo do tipo "aventura" com avaliações conflitantes no gog.com. Talvez por isto esteja várias vezes em promoção com grandes descontos. Após resistir por um bom tempo, acabei comprando. Vejam aqui o que eu recebi por US$2,59.




O roteiro é baseado, claro, no livro de mesmo nome. Assassinatos são cometidos com cidades e vítimas seguindo a ordem alfabética. Cabe a você assumir o papel de Hercule Poirot e identificar o criminoso.

O jogo é do tipo "point and click". Dicas visuais praticamente eliminam o problema do pixel hunt (ficar movendo o mouse lentamente por toda a tela procurando os pontos a serem clicados). Durante o jogo você se deparará com os seguintes tipos de situações:


Examinar pessoas e locais: reparar no contador à esquerda (para você não esquecer de nada) e como foco e cor é usado para indicar que você está próximo de um ponto de interesse.

Ao conversar com uma pessoa são oferecidas algumas poucas sugestões. Aparentemente o resultado final é o mesmo, o comportamento mais ou menos simpático/inteligente de Poirot afeta troféus que você ganha.





Quando você examina um objeto você pode rodá-lo em 3D. Você vai precisar fazer isto com frequência porque normalmente a parte interessante não é mostrada inicialmente. Apenas umas duas vezes é necessário combinar objetos.

Em diversas ocasiões temos problemas envolvendo mecanismos. Eles não se adaptam bem à história e aos personagens, mas são o principal desafio intelectual do jogo.



Obtidas as pistas, é hora de colocar as pequenas células cinzentas para trabalhar. Isto é feito colocando as pistas em um diagrama como o acima. Nem sempre as coisas são muito lógicas e me pareceu em alguns casos que a posição das pistas foi relevante.



Como pode ser reparado nas figuras (reduzidas) acima, os gráficos são satisfatórios quando estáticos. Já as animações (como durante os diálogos) são toscas. A cada mudança de cenário ocorre uma pausa de uns dois segundos, durante os quais é apresentada uma referência aos "Bônus":


A seção de bônus possui uma linha de tempo, reconstruções dos assassinatos e os troféus, que eu simplesmente ignorei durante o jogo.


O salvamento é automático, você sempre prossegue a partir do ponto que parou.

Veredito

Para quem está procurando uma diversão bem leve.

Exceto pelos problemas mecânicos, o jogo fica segurando a sua mão o tempo todo. Roteiro e diálogos não são sempre lógicos. Não há muito a que fazer, é uma narrativa pouco interativa e totalmente linear. Algumas atividades são bem forçadas, como atender ao telefone: você escuta o telefone tocando, aparece uma mensagem "novo objetivo: atender o telefone", você anda até o telefone, pega ele e vem a cut-scene do diálogo.

Não compre se estiver com menos de 70% de desconto.

Nenhum comentário: