quarta-feira, junho 21, 2017

Display HDMI 7 Polegadas Sensível ao Toque

Este display LCD também é de 7 polegadas, mas tem várias diferenças em relação ao que vimos anteriormente. Também foi comprado na China.


A primeira diferença é mecânica: display e placa controladora são uma peça única, com quatro abas com furos para fixação. Na caixa vem quatro parafusos para fixação, um cabo micro USB para USB normal, um cabo HDMI curto e um CD.


O CD contém:
  • Documentos, em inglês e chinês
  • Drivers: aparentemente isto só é necessário para calibração do sensor de toque e é específico para o Raspberry Pi. A maior parte dos arquivos são configurações e scripts.
  • Imagens do Raspbian e Ubuntu já configurados para o display. Ignorei, já que provavelmente estão defasadas.
  • Utilitários diversos (formatador de SD, putty, VNC, DiskImager, etc) . Também ignorei, acho mais seguro pegar das fontes oficiais.
O display possui somente interface HDMI e trabalha com resolução de 800x480. Existe um modelo do mesmo fabricante com resolução 1024x600.

Além do conector HDMI a placa possui dois conectores micro USB, aparentemente em paralelo. Estes conectores podem ser usados para alimentar o display e para a função de toque (que simula um mouse). A configuração sugerida para o Raspberry aumenta a corrente fornecida pela USB para 1A.


Por último a placa possui uma chave para controlar o backlight, que recomendo deixar ligado se você quer enxergar alguma coisa.



Fiz um teste rápido com um Raspberry Pi 2. O primeiro passo é baixar a versão atual do Raspbian* e gravar em um cartão SD. Em seguida, editar o config.txt e acrescentar as linhas abaixo:

max_usb_current=1
hdmi_group=2
hdmi_mode=1
hdmi_mode=87
hdmi_cvt 800 480 60 6 0 0 0

Aí é só espetar o cartão no Raspberry, conectar HDMI e USB ao display e conectar um fonte de 2A. O display e o sensor de toque funcionam direitinho.

* O manual não fala no NOOBS. Eu desconfio o motivo é o config.txt estar um pouco mais escondido.

Veredito: Este display é bem menos versátil (e mais caro) que o que vimos antes e requer a configuração correta do Raspbian. Por outro lado, é mais fácil de fixar e tem o sensor de toque para aplicações sem teclado.

Um comentário:

Cristiano Lemke disse...

Como entro em contato com vc????