domingo, fevereiro 26, 2017

RC2014: Quest

Alguns anos atrás eu me diverti rodando alguns jogos antigos no Raspberry PI, usando o YABASIC. Como o RC2014 vem com o Microsoft BASIC na ROM, nada mais natural do que repetir a experiência. Um dos programas que adaptei foi o Quest.

Quest tem algumas coisas de incomum. Em primeiro lugar ele foi publicado na revista Byte (uma revista relativamente "séria"), em julho de 1979 (a revista pode ser vista aqui). Em segundo lugar é um programa bastante didático com uma grande quantidade de comentários.


O jogo em si é um "adventure" bastante simples. Os comandos aceitos se restringem a sete letras (N, S, E, W, U, D e P), que correspondem aos quatro pontos cardeais, cima, baixo e pontos. Não temos problemas ou objetos, é apenas uma espécie de labirinto. Mesmo assim, é um jogo atraente e provavelmente você vai investir um quarto de hora em achar o tesouro e sair com ele.

Eu vi pela primeira vez este programa em 1979 ou 1980, quando estagiava no IPT. Graças às explicações nos comentários, não foi difícil adaptar o programa para o Cobra 400 (o que exigiu reescrevê-lo em um dialeto restrito de COBOL). Depois disso, eu adaptei para o Cobra um outro jogo publicado na Byte (Pirate Adventure), mas isto foi uma tarefa bem mais árdua.


A versão para o RC2014 pode ser baixada do github,  tem também o Dragon Island que eu já tinha adaptado para o Raspberry.

Você não tem um RC2014? Não tem problema, você pode instalar o YABASIC no seu micro e usar o quest.bas que está nos arquivos do blog.

Nenhum comentário: