domingo, fevereiro 05, 2017

Resenha: Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers (1a Edição)

Mais um livro sobre programação com Python no Raspberry Pi. Este aqui é da Packt Publishing, foi publicado em 2014 e já foi algumas vezes objeto da promoção de eBook grátis, talvez pelo fato de terem lançado uma nova edição no final de 2016. O autor é Tim Cox, que é co-fundador da revista MagPi.




O livro começa com o inevitável "Getting Started". Inevitável e obsoleto (apesar de ter algumas dicas legais): tanto o Raspberry Pi como o Raspbian já passaram por muitas mudanças desde a publicação do livro (e continuam passando).

O segundo capítulo foi meio inesperado, por tratar de alguns aspectos básicos de Python. Inesperado por ser um livro para programadores Python. A abordagem me pareceu esquisita, com algumas poucas explicações de coisas básica e o uso de coisas avançadas sem explicação. O exemplo deste capítulo (fazer um menu para disparar tarefas) pode ser interessante para algumas aplicações. Obs.: o livro adota o Python 3.

"Using Python for Automation and Productivity" me lembrou de outro livro que eu resenhei aqui. São abordadas duas bibliotecas (não específicas do Raspberry): Tkinter (para fazer aplicações com GUI) e Pillow (para manipulação de imagens).

O livro ficou mais interessante para mim no capítulo 4, que trata de gráficos e jogos. Nada espetacular ou específico ao Raspberry, mas eu tenho uma atração peculiar pelo jogo breakout. A versão no exemplo é bem pobre, mas pode ser o ponto de partida para quem quiser aprender e brincar.

O capítulo seguinte fala de gráficos 3D, algo que conta com um bom suporte do hardware do Raspberry. Os exemplos são bem impressionantes pela pequena quantidade de código.

Os dois capítulos seguintes tratam de interface com hardware. Começando com acender um LED, passa por alguns assuntos mais sofisticados.

O capítulo 8 trata do Camera Module, uma câmera específica para o Raspberry. Os exemplos são interessantes a ponto de colocar este módulo na lista de "coisas para comprar algum dia". Se bem que uma parte disto pode ser feito também com uma webcam.

Um capítulo sobre robôs dá uma passada rápida sobre temas como controle de motores DC, servos e sensores.

O último capítulo tem o título estranho de "Interfaceando com Tecnologia" e envole, principalmente, comunicação com coisas externas:
  • Usar as saídas digitais para substituir os botões do controle remoto de uma tomada.
  • Comunicar via SPI com um MAX7219 ligado a uma matriz de LEDs 8x8
  • Comunicação serial usando um adaptador USB RS232
  • Comunicação Bluetooth usando um módulo HC-05
  • Controlar um "lança foguetes de brinquedo" conectado à USB
Veredito

Interessante para novatos e merecedor de uma folheada com carinho se obter de graça em uma promoção.

O livro cobre uma grande quantidade de assuntos, de forma superficial. Se você não fizer questão de entender a fundo os programas, não precisa nem conhecer Python. Se você achar algo que interessa (inclusive Python), vai ter que procurar um livro ou documentação específicos.

Os exemplos são na sua maioria interessantes, embora alguns sejam mais esquisitos e/ou difíceis de reproduzir. Não concordo com o termo "cookbook" no título, apesar de bem detalhados os exemplos não são receitas que você queira reproduzir várias vezes.

Raspberry Pi no blog: http://dqsoft.blogspot.com.br/search/label/Raspberry%20Pi

Nenhum comentário: