domingo, agosto 30, 2015

Crítica: The Phantom - The Complete Sundays Volume 1

Além das tirinhas diárias (que já vimos algumas vezes por aqui), a Hermes Press está republicando as tiras de domingo do Fantasma. Comento aqui o primeiro volume, que contém tiras de 1939 a 1942.



As tiras de domingo são um acontecimento especial que continua, parcialmente, até hoje nos jornais americanos (e em algumas tiras distribuídas somente na internet). São tiras coloridas, publicadas em um espaço maior.

Como acontece com muitas delas, as tiras de domingo do Fantasma neste período seguem  uma continuidade separada das tiras diárias. A dupla responsável, entretanto, é a mesma: Lee Falk (roteiro) e Ray Moore (desenhos). As histórias tem um bom ritmo e prendem bem a atenção. A arte de Moore é muito boa, com detalhes como os olhos sem pupilas do Fantasma (inspirado em bustos e estátuas gregas) e as poses sensuais das mulheres. A qualidade de impressão é muita boa, com os desenhos bem restaurados.

Sala e Margo são criminosas perigosas - mas não resistem ao Fantasma

Neste volume temos sete histórias:
  • "The League of Lost Men" inaugura um roteiro que seria muitas vezes duplicado no futuro por outros roteiristas: um bando de bandidos invade a floresta e é derrotado pelo Fantasma.
  • "The Precious Cargo of Colonel Winn" reflete o clima pré-guerra nos EUA. O Fantasma acidentalmente se envolve em uma intriga de espionagem e sabotagem.
  • "The Fire Goddess" é outro enredo que seria reusado e abusado: bandidos se aproveitam da crendice dos nativos para obter riquezas. É claro que a farra acaba quando chega ao conhecimento do Fantasma.
  • "The Beachcomber" é uma espécie de continuação da história anterior. A mocinha salva em "The Fire Goddess" encontra um andarilho na praia (o beachcomber do título) e leva-o até o Fantasma para pedir ajuda para corrigir uma falsa condenação. Esta história tem a primeira menção ao tesouro do Fantasma.
  • "The Saboteurs" é novamente sobre a tensão pré-guerra: o Fantasma cruza o caminho com sabotadores, para azar deles.
  • "The Return of the Sky Band" continua uma das grandes histórias das tirinhas diárias, com a volta da quadrilha de (belas) piratas aéreas. Uma ótima oportunidade para Moore fazer os leitores babarem um pouco.
  • "The Impostor" é outra história que foi reaproveitada nas revistas: um criminoso rouba as roupas do Fantasma e passa a comandar os nativos para obter riquezas. Mais que obter de volta as roupas e capturar o bandido, a missão do Fantasma é recuperar o respeito dos nativos.

Veredito

Recomendado (mas está esgotado).

Nenhum comentário: