domingo, setembro 14, 2014

Resenha: The Secret of The Swordfish

"The Secret of The Swordfish" é uma história em quadrinhos escrita e desenhada por Edgar P Jacobs. Foi publicada originalmente em capítulos em "Le Journal de Tintin" (a revista do Tintim) a partir de 1946. Posteriormente foi revisada e republicada em dois volumes. Finalmente, em 1984, passou por uma última revisão, passando para três volumes. É esta última versão que eu li.



Jacobs foi amigo e um dos principais colaboradores de Hergé (o criador de Tintim), tendo participação importante nas versões colorizadas das primeiras aventuras. A colaboração diminuiu após a recusa de Hergé em colocar o nome de Jacobs na capa, mas a amizade continuou. Jacobs produziu vários álbuns estrelados por Blake e Mortimer, os personagens principais de "The Secret of The Swordfish".

"The Secret of The Swordfish" é bem diferente das histórias de Tintin, em vários aspectos. Ele se passa em um "futuro" (do ponto de vista de 1946), onde o mundo se encaminha para uma terceira guerra mundial. Os armamentos são mais avançados, particularmente os do maligno Imperador Basan Damdu que parte para a conquista do mundo a partir do seu país no Tibete.

Os heróis são britânicos. Francis Blake é um personagem mais ou menos tradicional, um militar atuando na inteligência. Expert em armas, guerras e aviões aparece tanto nas sequências de ação como comandando tropas e planejando estratégias. Philip Mortiner é algo mais surpreendente. Ele é o inventor do "Swordfish" do título, uma super arma que permitirá derrotar o Império. Apesar da aparência mais rechonchuda e o ar jovial, ele se mostra também hábil com armas e pilota magistralmente a sua própria invenção no final da história (podemos até dizer que com mais habilidade que Blake, piloto militar por formação).

Os três volumes são denominados "Ruthless Persuit" (Perseguição Implacável), "Mortiner's Escape" (A Fuga de Mortiner) e "SX1 Counterattacks" (SX1 Contra-ataca). Sem grandes spoilers, o primeiro volume trata da fuga de Blake e Mortiner da Inglaterra para uma base secreta após o início da guerra; o segundo a fuga de Mortiner após ser capturado pelos "imperiais" e o último a corrida para terminar os primeiros protótipos do "Swordfish" antes que a base secreta seja descoberta e invadida. Como em toda história de guerra, mortes e violência são abundantes.A história tem um bom ritmo; após um período de adaptação no primeiro volume, achei difícil interromper a leitura. A capacidade da super arma de vencer a guerra me pareceu um imenso exagero, não ficando muito claro quais as suas habilidades para tal.

Os desenhos são muito bons, mas não espetaculares. A arte é prejudicada pela grande quantidade de texto, particularmente no primeiro volume. A qualidade da impressão deixa um pouco a desejar; o meu exemplar do primeiro volume tinha duas páginas "borradas" por impressões deslocadas.


O texto quase não deixa espaço para os desenhos!

Em vários pontos estão intercaladas belas artes de página inteira.

Uma das ilustrações de página inteira


Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: