quinta-feira, setembro 18, 2014

Avaliação: Raspberry Pi Modelo B Plus

Recentemente foi lançada uma nova versão do modelo B do Raspberry Pi, o modelo B+. Vamos dar aqui uma olhada rápida nas diferenças em relação às versões anteriores.

O Raspberry Pi agora vem em uma caixa personalizada ao invés da caixa branca genérica anterior.


Esta é a terceira versão do modelo B. Da primeira versão para a segunda tivemos o aumento da memória (de 256M para 512M) e o acréscimo de furos de fixação.


A nova versão mantém a maioria das características da versão anterior, como o processador, clock e  memória. O desempenho é o mesmo, exceto no que diz respeito ao consumo (que foi reduzido). O tamanho da placa também permanece o mesmo.

Logo na primeira olhada na figura acima se percebe que houve uma redistribuição dos conectores. Como comentei no meu post sobre as caixas para o Pi, a versão anterior era bem desajeitada a este respeito. Nesta nova versão os conectores estão melhores distribuídos e alinhados. Até os furos de fixação (que agora são quatro) estão melhores posicionados e as bordas da placa são arredondadas.



Alguns conectores foram alterados, mas ocorreu um aumento e não uma redução das funcionalidades:
  • O conector de GPIO foi expandido de 26 para 40 pinos, dando acesso a mais pinos do processador. Os primeiros 26 pinos continuam com as mesmas funções.
  • Os conectores para display e câmera foram deslocados para o lado, mas a distância entre eles permanece a mesma para maior compatibilidade.
  • O conector de vídeo composto foi combinado com o conector de áudio, que foi para o outro lado da placa. Embora isto signifique que os (poucos) usuários do vídeo composto vão precisar de um cabo especial, é daí que veio ganho de espaço na placa para o aumento do conector de GPIO. Aliás, o circuito do áudio foi melhorado para reduzir o ruído.

A mudança nos conectores USB merecem um parágrafo separado, por atenderem duas antigas reclamações dos usuários: mais portas e mais corrente. o Raspberry Pi agora conta com quatro portas USB e suporta dispositivos com maior consumo. Chega de ficar procurando hubs USB com alimentação externa!






Não custa destacar que as portas USB agora estão alinhadas com a borda da placa.

Uma última mudança importante é a troca do conector do cartão de memória (obrigatório para o funcionamento do Raspberry Pi): no lugar de cartão SD agora é usado o micro SD. Ainda sobra uma pontinha para fora da placa, mas o cartão fica bem mais protegido.





Junto com o novo layout da placa foi anunciado um padrão para as placas de expansão, que passarão a ser chamadas de HATs. Não tenho dúvida que em breve existirá um mercado de HATs tão ativo quanto o de shields para Arduino.

Veredito

 Aprovado!

 O modelo B+ não é revolucionário mas trás vários pequenos aperfeiçoamentos extremamente úteis. Para coroar, o preço oficial continua o mesmo (US$35). A versão anterior continuará sendo fabricada, mas o único motivo que eu vejo para alguém comprá-la é ter uma dependência mecânica muito grande.

Anúncio oficial do B+
Anúncio dos HATs

Nenhum comentário: