domingo, setembro 28, 2014

Resenha: Plot It Yourself

Fazia algum tempo que eu não lia uma história do Nero Wolf. Felizmente, ainda existem alguns volumes que eu não li e Plot It Yourself era um deles.



Como já comentei antes, Nero Wolf é apenas um gênio (como ele próprio afirma), que trabalha como detetive particular somente para manter seus caros hábitos, como comer bem e cultivar orquídeas. Archie Goodwin é seu assistente e o narrador da história.

Neste livro, Nero Wolf é contratado por um comitê conjunto das associações de autores e editoras para investigar casos muito suspeitos de acusações de plágio. Nos casos, envolvendo pessoas diferentes e espaçados por anos, um escritor quase desconhecido aparece com provas de ter escrito antes uma história muito semelhante a um bestseller e arranca valores elevados do autor e da editora.

Nero Wolf descobre logo mais similaridades entre os casos, mas cada avanço parece tornar mais difícil a descoberta do culpado, o que leva Nero Wolf a propor a sua saída do caso. Convencido a tentar uma cartada mais forte, ele é surpreendido por um assassinato. A partir daí o ritmo da história aumenta, com Wolf prometendo não comer mais carne nem tomar cerveja enquanto não identificar o assassino.

Em algo que não lembro ter visto em outras histórias de Nero Wolf, Goodwin quebra a "quarta parede" e desafia o leitor a descobrir a pista que Nero Wolf finalmente encontra e identificar o culpado. Como nas demais histórias, a revelação se dá em uma reunião na mansão de Wolf, com direito a sua tradicional falta de modéstia.

Veredito

Recomendado. Ao contrário de muitos críticos, não achei que seja uma das melhores histórias, mas gostei muito do terço final. A resolução do mistério é ótima, bastante plausível e coerente.

Nenhum comentário: