domingo, outubro 06, 2013

Crítica: Little Queen e Dog & Butterfly

A música do grupo Heart já tinha chamado a minha atenção antes, por exemplo nos covers da Lana Lane. A excelente apresentação deles durante a premiação do Led Zeppelin no Kennedy Center Honors me deu o empurrão final para adquirir dois álbum deles.

O Heart é um grupo que surgiu no Canadá e, após algumas mudanças de formação e nome, encontrou a fama com a entrada das irmãs Ann (vocais) e Nancy (guitarra) Wilson.

Infelizmente, o álbum inicial (Dreamboat Annie de 1976) não estava disponível no iTunnes. O álbum seguinte era para ser Magazine, mas disputas comerciais entre a banda e a gravadora levaram à interrupção da gravação e a gravação de Little Queen, lançado em 1977. A gravadora lançou Magazine incompleto também em 1977, mas foi obrigada a recolher; o Heart acabou voltando ao estúdio para concluir o álbum, que foi relançado em 1978. Acertadas as pendengas judiciais, o Heart partiu para o quarto disco, Dog & Butterfly, lançado no final de 1978. Todos estes álbuns foram grandes sucessos.

Little Queen abre com "Barracuda" que tem um riff forte e uma história curiosa. Embalada com o sucesso de Dreamboat Annie, a gravadora publicou um anúncio com uma foto das duas irmãs com a legenda "Foi apenas a nossa primeira vez", o que levou algumas pessoas a supor que as duas eram amantes. Barracuda expressa a raiva das irmãs com a gravadora. As músicas seguintes, Love Alive, Sylvan Song e Dream of the Archer são mais calmas e melódicas. Kick it Out retoma o hard rock. A faixa título (Little Queen) é um rock pop com uma toada mais calma. Treat Me Well é uma música mais lenta, com um vocal em tom de lamento. Say Hello é um rockzinho alegra. O tom mais intimista é tomado em Cry To Me. Go on Cry, que fecha o disco original, é uma faixa instrumental. A versão remasterizada que eu comprei tem duas faixas extras: uma versão demo de Love Alive e um cover ao vivo de "Stairway to Heaven".

Dog & Butterfly é uma daquelas coisas que se tinha no tempo dos LPs: um disco dividido em duas partes: o lado "Dog" (o primeiro) mais pesado e o lado "Butterfly" com baladas, exceto pela faixa final que mistura os dois estilos. O disco começa com "Cook with Fire", segundo alguns uma faixa gravada ao vivo e segundo outros gravada em estúdio e acrescida de efeitos de plateia. As músicas do lado "Dog" (Cook With Fire, High Time, Hijinks e Straight On) são enérgicas, mas nenhuma delas se destaca. Dog & Butterfly é uma canção linda.A faixa seguinte, Ligther Touch é também suave, mas tem espaço para um solo de guitarra. Nada One tem um belo trecho acústico no final. Fechando o álbum original, Mistral Wind que vai ficando mais pesada e até sufocante. Nos extras da versão remasterizada, Heartless - um bom e animado rock gravado ao vivo, Feels - uma música cheia de nuances que depois seria refeita com outro nome, e A Little Bit - um trecho acústico de menos de um minuto.

Heart é um grupo de muita competência técnica, que aparece nestes álbuns em boas composições. Ann Wilson é uma tremenda vocalista, que passeia com competência de sobra tanto por trechos fortes como pelas músicas mais sentimentais.

Veredito: recomendado.

Nenhum comentário: