Este ano restringi a minha participação no TDC a companhar a Trilha Arduino, que incluiu uma palestra minha. Como comentei no ano passado, o TDC é um evento muito especial, cobrindo um largo espectro de tecnologias com trilhas coordenadas por membros das comunidades.
A trilha Arduino foi este ano coordenada por Luiz Ávila (de Santa Catarina) e Desiree dos Santos (do Rio de Janeiro). A comunidade Arduino é extremamente entusiasmada e a sala estava lotada.
A primeira palestra, "Pré-Arduino: O que tem dentro do chip", foi uma aula-relâmpago de eletrônica digital, começando com as portas lógicas construídas com transistores e chegando até a arquitetura dos processadores (o que me lembrou o livro Code, de Charles Petzold).
Na segunda palestra, "Do Arduino à placa própria", procurei descrever o que compõe uma placa Arduino e como algo equivalente pode ser montado, explorando as alternativas para a comunicação USB e modelos alternativos de microcontroladores.
Após o almoço, uma sessão com três palestras mais curtas: o uso do Arduino no trabalho voluntário de educação de jovens (apresentada por Mauro Assis do hackerspace SJC), e duas apresentações sobre o uso do Arduino conectado à nuvem, um para registro da informação de fabricação de pães e outra para o acompanhamento biométrico de cavalos.
A criação de objetos interativos usando formas de conexão não convencionais a websites foi o objeto da palestra seguinte, "Web Extended com Arduino".
Em seguida foi a vez do Luciano Ramalho conduzir um "Dojo com Arduino". Embora já tenha assistido e até conduzido esta atividade, é sempre um prazer ver a forma como o Luciano a conduz.
Outras duas palestras curtas seguiram. Primeiro Omar Branquinho apresentou formas de integração do Raduino a vários sistemas. Depois o colega Luís Leão apresentou o divertido "Oi casa", onde usou o recurso de comando de voz do Google Chrome para controlar objetos através de um Arduino.
A trilha encerrou com uma palestra sobre o uso do Arduino em conjunto com o Raspberry Pi, que infelizmente não pude assistir.
No geral mais um evento maravilhoso. Espero que ano que vem consigam uma sala maior para a trilha Arduino, senão muita gente vai ficar de fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário