segunda-feira, julho 22, 2013

Alberto Fabiano (1975 - 2013)

Na sexta passada perdemos uma das grandes figuras do Garoa Hacker Clube. O Alberto (também conhecido como Aleph, Techberto e uma dúzia de outros apelidos) era um figura de destaque nas comunidades de C/C++, embarcados, segurança e hacking em geral (e provavelmente em outras).

É curioso que não me lembro de quando o conheci (deve ter sido em um dos primeiros encontros do grupo C/C++). Ele era uma destas pessoas que logo depois que você conhece parece que você conhecia desde a infância. Devo a ele o meu envolvimento com o Garoa e uma série de outras atividades.

Seus conhecimentos só eram superados pela sua modéstia. Não foram poucas as vezes em que ele ouvia atentamente alguém falar sobre algo que acabara de descobrir e depois ele casualmente mostrava um conhecimento imenso sobre o assunto. Seus e-mails e textos eram antológicos, o conhecimento era tanto que ele não conseguia se expressar em uma ou duas frases curtas. Alguns de seus textos podem ser encontrados no seu blog (http://techberto.wordpress.com/). Outros textos marcantes estão na wiki do Garoa, como o Código de Conduta (epigramático!) e suas contribuições para a definição de Hacker.

Uma das provas da amplitude do seu conhecimento está na página Picfnordscices. Eu sorrateiramente incluí uma foto do meu pai em um laboratório da USP e não é que ele conseguiu identificar o local?

Adendo: relendo o texto acima, percebo que está confuso e omisso. Mas é o melhor que consigo fazer agora.

Nenhum comentário: