quinta-feira, julho 04, 2013

Led Nametag

Led Nametag (http://analogmachines.com/p/nametag/) é um dos kits que eu adquiri no Workshop do Mitch Altman. Nest post vou falar um pouco sobre o que ele é, como funciona, como foi a montagem e minha avaliação. Como os demais kits do workshop, é um projeto aberto - esquema e software estão disponíveis para quem quiser estudar, duplicar e alterar.


O que é o Led Nametag

O Led Nametag é um crachá onde o nome é escrito com LEDs. Um botão permite alterar entre cinco modos de apresentação: aceso continuamente, aceso letra a letra, piscante, intensidade variável e apagado.

O nome é definido na montagem, soldando os LEDs nas posições desejadas de um grid com 20 colunas de cinco LEDs.

Funcionamento

O funcionamento é extremamente simples. Ao olhar o circuito, a primeira reação é uma certa decepção, que logo passa quando se percebe a elegância da simplicidade.


(C)2011-2012, Larry Ogrodnek - distribuido sob a licença TAPR OHL


Os LED estão organizados em cinco grupos de 20 LEDs em paralelo, cada grupo correspondendo a uma matriz de 5 linhas de 4 colunas e sendo controlado por um pino do microcontrolador. Uma consequência disto é que não é possível controlar individualmente os LEDs de um grupo - todos são acesos ou apagados conjuntamente.

O microcontrolador é um pequeno ATtiny13. O firmware também é bastante simples. O botão está ligado ao Reset do ATtiny, o modo atual é armazenado na E2Prom. A cada reset a E2Prom é atualizada com o modo seguinte. O timer do ATtiny (alimentado pelo clock interno) é usado nos modos piscante e de intensidade variável. A intensidade variável é gerada acendendo e apagando rapidamente os LEDs, a vista faz uma média da relação entre os tempos do LED aceso e apagado e interpreta isto como sendo um LED aceso continuamente mas com a intensidade mudando conforme a relação entre os tempos (PWM).

Montagem

A montagem é bem simples. A maior parte do trabalho consiste em soldar os LEDs nas posições desejadas (no meu caso foram 51 LEDs). O site possui instruções bem detalhadas e uma ferramente para sugerir a posição dos LEDs. O projeto é voltado para nomes com até 5 letras, como quis escrever DANIEL precisei improvisar. O resultado ficou bom, exceto no modo letra-a-letra, pois o final do meu nome não ficou alinhado com os grupos.




Eu preferi colocar um soquete no ATtiny, para poder retirá-lo para alterar o firmware. O vídeo tosco abaixo foi feito usando o meu intervalômetro (tive problemas no início pois esqueci de desligar o foco automático e acho que algumas fotos ficaram fora de ordem).



Personalizações, Hacks e Montagem sem o Kit

Pela simplicidade do projeto, não há muito o que alterar. Uma personalização trivial é trocar os LEDs do kit por LEDs com outra cor. No lado do firmware, o melhor que consigo pensar são efeitos usando PWM - como fazer uma transição gradual no modo letra-a-letra. O fato de não ter controle sobre LEDs individuais limita bastante o que pode ser feito.

O maior problema em montar um circuito equivalente sem o kit está na ligação dos LEDs. Como eles estão em paralelo, uma placa de circuito padrão com ilhas contínuas talvez permita uma montagem sem um número abusivo de fios. É fácil adaptar a ideia para outros microcontroladores, como PICs e MSP430. Usando um microcontrolador com mais pinos, dá para colocar mais grupos (tomando o cuidado de ver se não vai ultrapassar a capacidade de corrente do microcontrolador) e, por exemplo, suportar melhor nomes com 6 letras.

Avaliação

Este kit é muito apropriado para quem está começando a mexer com eletrônica. A montagem é bastante simples, os muitos LEDs são ótimos para pegar prática na soldagem. E o resultado final é algo prático.

Nenhum comentário: