terça-feira, novembro 27, 2012

Amplificador para Guitarra: Ruby

Ruby é um amplificador para guitarra alimentado a bateria, projetado por runoffgroove.com.



Circuito

O circuito é bastante simples, consistindo no amplificador integrado LM386 com um FET como buffer de entrada.

(C) 2004, runoffgroove.com  Non-commercial use only
A única peça que pode dar um pouco de trabalho para encontrar é o FET (MPF102 ou 2N5457).  Eu comprei alguns anos atrás o 2N5457 na Farnell, mas atualmente está em falta.

Fiz a montagem do circuito em uma placa padrão, soldando diretamente nela os potenciômetros e o conector de entrada. Acrescentei um LED para indicar quando o amplificador está ligado. O alto falante é bem pequeno, para permitir uma montagem compacta.



Caixa


Uma caixa fechada é fundamental para obter um som de respeito com um alto falante deste tamanho.

Aproveitei um cofrinho de moedas que achei em uma loja de artesanato. O protetor do alto falante é uma tela para ralo de pia. Apesar de habilidades manuais não ser o meu forte, fiquei bastante satisfeito com o resultado. As fotos abaixo mostram alguns detalhes.



Resultado

Este é o ponto onde eu colocaria um vídeo ou MP3 mostrando a qualidade do som... se eu tocasse algo que presta na guitarra. Como não é o caso, segue uma descrição mais vaga.

O volume é alto o suficiente para incomodar a minha esposa no outro cômodo. O som é muito melhor para os agudos que para os graves (não investiguei se o motivo é o circuito ou o alto falante pequeno). Mesmo com o ganho no mínimo é fácil provocar distorção (a minha guitarra tem uma saída relativamente alta devido ao captador duplo). Colocando o ganho no máximo obtemos um belo overdrive.

3 comentários:

Anônimo disse...

Até quantos Watts de Potência?

Daniel Quadros disse...

Dependendo do modelo exato do LM386 você pode chegar até 1W.

Dj e Luthier Assis Aeda Som e Iluminação. disse...

olá meu amigo! conheço este esquema usando 386, é muito bm sim de volume.
faços tbm alguns amps com ele.
sucessos.....