sábado, novembro 10, 2012

Resenha: The Puppet Master (Modesty Blaise vol 8)

Mais um volume de Modesty Blaise. Com o novo desenhista já aclimatado, as tramas correm facilmente.



The Stone Age Caper

Mais um ambiente fantástico para Modesty, deste vez na Austrália. Mas o que torna esta história famosa é um determinado quadrinho. Como parte da trama, Modesty se esconde dos bandidos se disfarçando de aborígene, o que requer ficar semi nua. Nenhum problema para ela, mas um trabalho adicional para Romero (o desenhista), que precisa procurar ângulos e poses para esconder os seios (afinal, Modesty é publicada em um jornal e é preciso pensar nas crianças!). Mas O'Donnel (o roteirista) resolve fechar este trecho da história com uma visão frontal e conseguiu convencer o responsável pela página de quadrinhos. Nem todos os leitores tinham a mente aberta, vieram as cartas com reclamações, o editor deu uma tremenda bronca no responsável, e a vida seguiu em frente.

Esta história tem também a primeira referência nos quadrinhos a "the nailer" - o uso de topless para distrair bandidos.

Neste ponto Romero ainda está usando ângulos e poses
The Puppet Master

Em viagem na Itália, O'Donnel vislumbrou o local perfeito para o clímax de uma aventura. Para levar os personagens até lá não hesitou em repetir um tema anterior (de "The Hell Makers"). Mas aproveitou para incluir uma nova personagem ao grupo de apoio, a adorável Maude Tiller.

Como se diria na época, Maude está "caidinha" por Willie.

With Love From Rufus

Uma história que começa com tons mais humorísticos, mas inevitavelmente se torna mais violenta. Modesty ganha um jovem admirador, que enxerga apenas o lado aventura e romance da vida fora da lei. Logo ele perceberá que existem aspectos bem pouco agradáveis.

Reparar o aviso na parte de baixo de algumas páginas

Veredito

Após 9 anos, poder-se-ia pensar que Modesty Blaise se tornaria repetitiva ou cansativa. Nada disto, mesmo quando uma trama é reciclada, O'Donnel consegue capturar a nossa atenção. A excelente arte de Romero certamente colabora com isto.

Recomendado.

13/11/12: Revisado texto e formatação.

Nenhum comentário: