quinta-feira, dezembro 29, 2011

Display Gráfico Nokia 5110 - Parte 1

Muitos projetos com microcontrolador requerem algum tipo de display. O display Nokia 5110 é uma opção bastante flexível, fácil de interfacear e com um custo atraente.



O display Nokia 5110 é um display LCD monocromático gráfico, com resolução de 84x48 pontos e backlight. Esta resolução permite, por exemplo, apresentar texto bastante legível no formato de 6 linhas de 12 caracteres (usando uma matriz de 7x8 pontos para cada caracter).


A conexão com o display é serial através de 4 fios. Um conector de pinos, com espaçamento padrão, possui estes quatro sinais, mais alimentação, terra, reset e acionamento do backlight. Em princípio a alimentação e os sinais lógicos "1" devem estar entre 2,7 e 3,3V, mas muitos (eu inclusive) não observaram problemas ao usar 5V (se você fizer isto e o display queimar, não me culpe). Veremos depois como fazer esta conexão de forma segura.


Através da comunicação serial podem ser enviados comandos ou dados ao controlador do display (PCD8544). Os dados serão gravados na memória do controlador, que está organizada em 6 bancos de 84 bytes. Cada bit destes bytes controla um ponto na tela.

Comprei o meu primeiro display da Sparkfun, através da loja do Laboratório de Garagem. A minha segunda compra foi no site chines Good Luck Buy.

No próximo post vamos ver mais detalhes da comunicação serial.

4 comentários:

rsenas disse...

Boa noite Daniel, o display como vc procurou e qual o vendedor no site Good Luck Buy que vc comprou vou usar o display e preciso saber fui no site mas não encontrei ele.

Daniel Quadros disse...

Pelo visto acabou na Good Luck Buy. Me falaram do site http://www.electrodragon.com/ mas nunca comprei lá. Continua disponível na Sparkfun, mas lá o frete é caro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meaVOX disse...

Não sei se ainda é tempo, mas na dx.com (DealExtreme) tem (e muito mais...). Comprei lá uns 3.