quinta-feira, dezembro 08, 2011

Balanço Anual do Blog: 2011

No começo do mês o DQSoft completou seis anos de vida. É hora do tradicional balanço anual.
Ritmo Inconstante dos Posts

Uma rápida olhada no "Arquivo do Blog" aí na lateral mostra como a quantidade de posts oscilou muito, dos 23 em março aos 2 em outubro (quando viajei de férias). Embora uma parte de mim gostaria de manter um rítmo de 3 posts por semana, na prática eu estou voltando à meta de "dois posts por semana, não ficar duas semanas sem postar".

Curiosamente, não parece ser um fato isolado. Outros blogs que eu acesso também reduziram o ritmo dos posts nestes últimos anos.

Acessos Constantes

Uma surpresa foi que mesmo sem postar os acessos ao blog se mantiveram. É claro que um ocasional post mais inspirado causa um pico, mas a parte mais significativa dos acessos são para posts antigos.

Acessos ao DQSoft em 2011 - clique para ampliar
Em comparação com os anos anteriores, uma pequena queda:

Acessos a DQSoft de 2005 a 2011 - clique para ampliar

Alguns Avanços e Muitas Pendências

Finalmente movi os arquivos do blog para um novo local (faltou a paciência de revisar todos os posts antigos e acertar os links) e dei uma remoçada no visual. Em 2011 o Blogger saiu do marasmo e implantou várias novidades, algumas das quais apareceram por aqui.

A lista de assuntos não concluídos aumentou. Algumas dificuldades inesperadas colidiram com a minha tendência de saltar de projeto em projeto e o resultado foi uma grande quantidade de pontas soltas.

Planos para 2012

No topo da lista estão os eBooks dos volumes 2 e 3 do PC Assembler. Em seguida vem concluir alguns assuntos pendentes, como:
Além disso tenho muitas ideias (e pouco tempo):
  • Uma série de componentes interessantes, como o LCD do Nokia 5100, um chip de gravação e playback de voz e  um chip de música com apenas três pinos.
  • Uma série de posts (e um eBook) sobre experimentos com o Arduino.
  • Alguns posts sobre amplificadores.
  • E muitas mais...
Espero continuar contando com os meus dois leitores fieis no próximo ano!


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Daniel

Parabéns pelo BLOG - muita informação útil...
Em relação aos experimentos com Arduino, não esqueça de mostrar a Rede de Sensores Sem Fio desenvolvida pelo Prof. Omar Branquinho e sua equipe.

www.radiuino.cc