domingo, fevereiro 20, 2011

Filmes de Jackie Chan em Oferta - Parte 2

Continuando os meus comentários sobre os DVDs "Duplex" com filmes de Jackie Chan, aqui temos um segundo DVD.




Police Story (idem, 1985)

Audio: inglês
Legendas: português
Formato: borda preta em toda a volta

Um dos grandes sucesso de Jackie na Ásia e considerado por ele próprio como um dos seus melhores filmes em termos de ação.

Jackie é um policial que participa de uma operação que visa prender um chefe de quadrilha. O filme começa com uma grande operação em ... uma favela! A operação dá errado e o chefe consegue fugir, após uma perseguição de carros que literalmente atravessam a favela morro abaixo. Entretanto, a polícia captura a secretária do chefe e resolve usá-la como isca, colocando Jackie como seu guarda costas.


Bem não vou contar todas as trapalhadas que se seguem, envolvendo a secretária, bandidos, um traidor e a namorada de Jackie. Tem também uma sequência "nada a ver" com Jackie atendendo simultaneamente um monte de telefones na delegacia.

O confronto final se dá em um shopping e deu ao filme o apelido de "Glass Story" pela quantidade de "vidro" quebrado (o vidro usado em filmagens é feito de açucar).

Veredito: ótimo.

Garras de Aguia ("Master with Cracked Fingers", 1979)

Audio: português e inglês
Legendas: português
Formato: borda preta em toda a volta
Imagem ruim

A rigor este filme é uma enganação. Quando Jackie Chan começou a ficar famoso, imagens de um dos seus primeiros filmes ("Little Tiger of Canton" de 1973, que ) foi editado enxertando imagens de outros filmes e mais sequências novas (sem Jackie). O resultado é extremamente grosseiro - o que lhe dá um certo charme.

Nas imagens do "Little Tiger of Canton" um Jackie Chan quase irreconhecível (com apenas 17 anos) treina artes marciais escondido do pai. Ele acaba entrando em diversas brigas (o que o sujeita a severos castigos do pai). A qualidade das cenas de luta é baixa (particularmente as que envolvem a irmã do personagem principal) .


As sequências novas acrescentam um vilão adicional (que aparece apenas no começo e no fim do filme) e o "mestre mendigo" (com o mesmo ator que fez este papel em outros filmes de Jackie). As cenas iniciais do "mestre mendigo" são um pouco estranhas (e no mundo de hoje os mais paranóicos levantariam suspeitas de pedofilia); no meio do filme tem uma sequência mais humorística. Na luta final claramente foi usado um dublê de Jackie; para tentar disfarçar os lutadores lutam vendados.


Veredito: um filme que atrai mais pelo lado caricato que por suas qualidades.

Nenhum comentário: