terça-feira, fevereiro 08, 2011

Como Derrotar a Apple

A Apple conseguiu nos últimos anos dominar* três mercados: os portable media players (PMP) com os iPODs, os smartphones com o iPhone e, mais recentemente, os tablets com o iPad. Existe uma impressão muito generalizada de que a Apple é imbatível nestes mercados e permanecerá assim por muito tempo. Neste post me arrisco a sugerir uma estratégia para os concorrentes da Apple reverterem esta situação.

* quando falo em domínio não me refiro obrigatoriamente a ter a maior fatia do mercado, mas sim a estar liderando a evolução dos produtos e sendo a referência de facto para as comparações.

Um Pouco de Marketing de Produto

Um dos fatos curiosos na minha vida profissional foi uma curta passagem pela função de Marketing de Produto. Isto incluiu um treinamento básico sobre o assunto. Entre outras coisas interessantes, aprendi que os mercados estáveis tendem a se polarizar entre dois concorrentes (o líder e o desafiante). Um corolário disto é que a pior situação para uma empresa é ocupar a terceira posição. Nem tudo está perdido para ela, existe uma estratégia muito interessante: dividir o mercado em dois, de forma a ser líder de um dos "novos" mercados.

Por exemplo, vamos supor que uma empresa fabrique "rebimbelas" e esteja mal posicionada no mercado como um todo. Examinando a sua participação, a empresa descobre que ela é preferida entre os clientes que usam profissionalmente rebimbelas. O empresa passa então a se pronunciar como a lider das "rebimbelas profissionais"; todas as decisões de produto e marketing são tomadas para reforçar esta posição. O mais bonito disto é que a liderança deste "novo" mercado acaba influenciando as decisões de compra também no outro mercado (i.e., muitos amadores começam a se interessar pelo 'líder das rebimbelas profissionais").

Mas o que tem isto a ver com os concorrentes da Apple em um mercado longe de estável? Que pode ser melhor se diferenciar do que tentar ser "mais Apple que a Apple". Isto pode ser particularmente efetivo, já que a Apple tem se mostrado pouco flexível, com Steve Jobs vetando com veemência diversas características possíveis para os produtos.

Vamos ver como esta ideia se aplicaria nos três mercados dominados pela Apple.

Personal Media Players (iPod)

Este me parece ser o mercado mais difícil de "arrancar" da Apple, principalmente pela grande variedade de produtos que ela oferece. Outro trunfo da Apple é a loja iTunes, para a qual é muito difícil se montar um alternativa. Os possíveis concorrentes parecem perceber isto e não vemos muitos nomes conhecidos se arriscando a desafiar a Apple (a exceção é a Microsoft com o Zune). Quem eu acho que poderia se aventurar aqui é a Amazon, que já tem uma grande loja de músicas, talvez com um modelo diferenciado de comunicação (como o Whispernet usado no Kindle).

SmartPhones (iPhone)

Este é o mercado em que a Apple já perdeu parte do seu domínio. A RIM já vem posicionando com sucesso os BlackBerries como smartphones coorporativos. Se o lema dos iPhones é "there is an App for that", o dos Androids parece ser "there is a device with that". Enquanto que a Apple comercializa praticamente um único modelo, você encontra Androids baratos e caros, com e sem teclado físico, etc. E a maioria deles permite o uso de cartões SD e possui bateria substituível pelo usuário, duas heresias na religião do iPhone.

Tablets (iPad)

Neste mercado a Apple saiu na frente e possivelmente tem um ano de vantagem (o que só confirmaremos quando detalhes sobre o iPad 2 forem anunciados). Um outro trunfo da Apple parece ser um preço muito competitivo (o principal concorrente disponível no momento, o Galaxy Tab, tem praticamente o mesmo preço). Entretanto, o iPad apresenta no momento as mesmas fraquezas que o iPhone e será preciso muita coragem da Apple para mudar isto (será que o iPad 2 virá com slot SD e porta HDMI?). Um ponto que eu gostaria de ver explorado são tamanhos e formatos alternativos. Já vi várias referências elogiosas à portabilidade do Galaxy Tab (com tela de 7") em relação ao iPad (com tela de 10"). É claro que isto se dá às custas da usabilidade de outras aplicações, mas a engenharia está em procurar os compromissos.

Concluindo

A Apple conseguiu a sua posição de líder principalmente pela qualidade de seus produtos. Seus concorrentes, entretanto, precisam fazer melhor do que tentar copiar esta qualidade. Eles precisam oferecer alternativas que distinguam os seus produtos. E mesmo que isto não dê resultado, pelo menos deixarão as coisas mais interessantes para nós.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá ..
por que Derrotar a Apple, se ale gera competição no mercado.
Assim eleva o nível dos Equipamentos.

Daniel Quadros disse...

Você não pegou o espírito do post. Estou justamente sugerindo como competir com a Apple.