quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Bing "Copia" Resultados do Google: Ruminações Sobre as "Máquinas de Busca"

Uma polêmica que se espalhou ontem nas teias da internet foi a acusação da Google de que a Microsoft estaria copiando seus resultados no Bing.

Para demonstrar isto, a Google criou uma centena de falsas páginas de resultados para buscas esdrúxulas. Inicialmente as páginas de resultado do Google e Bing eram bem diferentes. Em seguida, a Google colocou um bando de gente usando o IE com o Bing Toolbar e a ferramenta Sites Sugeridos para fazer estas buscas esdrúxulas no Google. Após algum tempo, as buscas foram refeitas no Bing e os resultados para cerca de dez delas tinham ficado mais parecidos com o do Google.

A Microsoft estaria copiando os resultados do Google no Bing?

Não custa lembrar como funcionam as "Máquinas de Busca". Existem basicamente três passos:
  • Coletar informações sobre as páginas existentes na internet (web crawling)
  • Indexar as páginas pelas suas palavras chaves
  • Fazer a busca, procurando as palavras chaves fornecidas pelo usuário nos índices e selecionando e ordenando as páginas correspondentes
A parte crítica está na seleção e ordenação das páginas para montar o resultado. O resto é, em grande parte, questão de força bruta e envolve algoritmos largamente pesquisados e divulgados.

Embora os algoritmos de seleção e ordenação sejam literalmente segredos industriais, existem duas informações que claramente são utilizadas: as referências entre as páginas e os acessos feitos. Tanto Google como Microsoft coletam (com a permissão do usuário) informações sobre a navegação do usuário. Afinal, quem melhor que o usuário para escolher qual a resposta mais relevante?

O que parece ser a novidade no caso é que a Microsoft estaria registrando as atividades de busca feitas com o Google e as utilizando para melhorar os seus resultados (algo que a Microsoft não confirma nem nega). Se você concorda com a Microsoft utilizar a sua navegação para melhorar a qualidade das respostas das buscas, faz sentido reclamar disto? Faz sentido a Google reclamar deste comportamento?

Nas primeiras reações da Google ela tentou direcionar a questão para o "copiar" versus "criar". Me parece uma discussão irrelevante neste contexto. Ousaria até dizer que a iniciativa da Microsoft (se real) é criativa (ou será que a Google já fazia isto?). E em termos de cópia as duas empresas tem um histórico repleto de polêmicas.

Links:
http://www.theregister.co.uk/2011/02/01/google_accuses_microsoft_of_copying_its_search_results/
http://www.osnews.com/story/24355/Google_Accuses_Bing_of_Stealing_Its_Search_Results

Um comentário:

Vinicius disse...

Se você faz uma busca no Google, ele analisa o comportamento do usuário para os sites visitados, relacionando com a palavra-chave buscada. Com base nesses comportamentos, ele vai otimizando a ordem da busca.

O que me parece, o Bing faz a mesma coisa, mas a partir do navegador e não do site em si. No caso da Bing, ele analisa a palavra buscada pela ferramenta de busca acoplada ao IE, com as páginas que os usuários estão acessando a partir do resultado da busca.